Os cães estão sempre a surpreender! Não basta serem o melhor amigo do homem, terem, por vezes, gestos que emocionam qualquer pessoa, como ainda têm a capacidade de reconhecer um mentiroso. Pelo menos, é o que a ciência diz.

Será que conseguem farejar a verdade? Ou, neste caso, a ausência dela? Um grupo de investigadores da Universidade de Kyoto, no Japão, fez um estudo que revela que os cães sabem reconhecer quando alguém está a mentir.

Este estudo teve três frases e contou com 260 cães voluntários de várias raças. Na primeira fase, um grupo de pessoas indicava ao cão uma taça com comida. Na segunda fase, outros participantes apontavam para uma taça vazia. E, na última fase, o mesmo grupo, que tinha mentido aos cães e apontado para a taça vazia, apontava novamente para uma taça, mas desta vez com comida. A resposta dos cães acabou por surpreender os investigadores. Ao saberem que anteriormente esse mesmo grupo os tinham enganado, os cães não responderam ao pedido.


O responsável pela pesquisa, o investigador Akiko Takaoka, explica no estudo que os cães utilizaram esta experiência para avaliar se as pessoas eram confiáveis ou não.



Por outras palavras, se mentires ao teu cão, ele saberá que a tua palavra não é boa e se comportará de acordo com isso. "Os cães têm inteligência social mais sofisticada do que aquilo que pensamos. Essa inteligência social evoluiu seletivamente na sua longa história de vida com os humanos", disse Takaoka, que também ficou surpreendido com o facto de os cães serem rápidos a responder quando "desvalorizaram a credibilidade do grupo que lhes mentiu".


Já John Bradshaw, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, dá uma outra perspetiva. O investigador refere que os resultados indicam que os cães preferem a previsibilidade e que, quando os gestos são inconsistentes, os cães tendem a ficar nervosos e stressados.

O melhor é mesmo não arriscares e não traires a confiança do teu cão.