O fogo na Serra da Estrela não tem dado tréguas. Está a arder há seis dias e já é considerado o maior incêndio do ano. Começou no concelho da Covilhã, passando por Manteigas e os concelhos da Guarda, Celorico da Beira e Gouveia.


São milhares os bombeiros que estão no terreno a tentar dominar o fogo, enquanto os habitantes se desdobram em esforços para conseguirem salvar as suas casas. E, com a aproximação das chamas em algumas aldeias, também são muitos os animais que têm tentado escapar. Este cão, da aldeia de Verdelhos, ficou em pânico com a aproximação do fogo, mas felizmente foi salvo pelos elementos da Força de Sapadores Bombeiros Florestais.


O resgate foi captado e partilhado nas redes sociais e é impossível ficar indiferente ao sofrimento do cão.


@soldados_da_paz A Força de Sapadores Bombeiros Florestais - Companhia Norte, no dia de ontem na aldeia de Verdelhos na Serra da Estrela, resgataram e salvaram um cão que estava em aflição devido à aproximidade das chamas. Felizmente para este canídeo, vários elementos desta força molharam-no e ajudaram.#soldados_da_paz ♬ som original - Soldados da Paz


O incêndio já consumiu quase 10 mil hectares do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE). Segundo a Quercus alertou, citada pelo Observador, será difícil recuperar tudo aquilo que o incêndio destruiu e poderá haver locais do parque que estão irremediavelmente perdidos.