De entre a corporação dos Bombeiros Voluntários de Beja, surgiu um casal que se apaixonou e que decidiu casar, este fim de semana. A festa fez-se na região e os noivos tiveram direito a uma surpresa dos colegas de trabalho.


Após a cerimónia, onde trocaram alianças, os noivos circulavam num carro decorado quando foram surpreendidos com uma rega de água de elementos da corporação. Conta a CNN Portugal que, durante a passagem do casal pelo quartel, "foi lançada água por um autotanque".


Perante a seca que Portugal está a atravessar, a corporação dos Bombeiros Voluntários de Beja está a ser criticada por ter gasto centenas de litros de água.


Inicialmente, a CNN Portugal avançou que se tratava de 300 litros de água desperdiçados, mas o comandante da corporação confirmou o momento ao mesmo tempo que o desvalorizou. Em declarações ao canal, o comandante afirmou que "foram gastos alguns litros de água mas que não passa de uma quantidade insignificante abaixo dos 300 litros".


Para o comandante, tratou-se de "uma mera brincadeira que nada teve de extraordinário".


A notícia, que conta com uma imagem do momento, foi partilhada nas redes sociais pela TVI, que afirma que surgiram muitas críticas à iniciativa. Nos comentários dessa mesma publicação, houve quem escrevesse que foi "uma brincadeira de mau gosto" e ainda quem realçasse que a água foi gasta "de um auto-tanque [e] não de uma mangueirinha."


No entanto, houve também quem dissesse que se trata de uma "tradição antiga" e que os bombeiros "merecem isto e muito mais pois têm feito um trabalho extraordinário nos fogos".



O assunto está a dar que falar e as opiniões dividem-se.


Para colocar um ponto final, o comandante da corporação dos Bombeiros Voluntários de Beja escreveu, através da página de Facebook, que se tratou de "uma reação completamente improvisada de uma equipa que se deslocava para almoçar e que, ao cruzar-se com o cortejo decidiu, com minha total anuência, a batizar um casamento de dois camaradas seus, que se deseja feliz e duradouro, numa homenagem sentida e genuína".


O mesmo responsável disse ainda que "que bom seria que a meia dúzia de litros de água gasta nesta ação resolvesse o problema da seca em Portugal" e acrescentou muitas críticas aos meios de comunicação social que "fabricaram e alimentaram uma notícia de um facto tão banal como fazer uma pequena homenagem aos dois noivos bombeiros desta corporação".



Também os noivos se sentiram obrigados a comentar e a justificar o momento. No Facebook, a noiva, Alexandra Ramos, partilhou um longo texto dirigido "a todos os habitantes de Beja ofendidos com a água gasta no meu casamento".


Nesta partilha, lê-se que o casal faz parte da corporação de bombeiros e que se desloca, tal como todos os outros elementos, "a todas as casas com gosto e vontade de ajudar a troco de nada".


Em tom irónico, os noivos agradeceram ainda, na mesma publicação, a "todos vocês (...) por serem mal agradecidos porque nós com vergonha até pagamos a água se for necessário, (...) felizmente, não precisamos de favores, somos pobres, mas honestos".


O desabafo terminou com um sentido agradecimento a "todos os bombeiros de Beja, colegas e amigos a surpresa que nos fizeram e que nunca será esquecida".