Um triatleta português viveu um momento insólito e, para alguns, até assustador...


Durante um treino para a Super Liga de Triatlo, o português Vasco Vilaça mergulhou no mar ao lado de outros atletas que estavam a treinar para a etapa de Malibu, na praia de Zuma, na Califórnia, nos Estados Unidos.


Sem ninguém esperar ou sequer imaginar, o insólito aconteceu!


O triatleta português, de 22 anos, foi mordido por uma foca no braço direito e na mão esquerda. Apesar do fato de mergulho que envergava, o animal perfurou o tecido e deixou marcas, tal como avança o Jornal de Notícias.


O episódio insólito foi contado pelo próprio em vídeo que foi, esta sexta-feira, partilhado no Twitter da Super Liga de Triatlo.


As imagens mostram a foca a aproximar-se do português, que tentou, várias vezes, empurrá-la, mas sem sucesso.


O próprio contou que teve "o azar de nadar em direção a uma foca" e que ela "chegou-se perto, parecia um cão a farejar". Apesar das sucessivas tentativas em afastá-la, "uma onda forte empurrou [o animal]" contra Vasco Vilaça.


Só que um movimento mais brusco e violento fez com que a foca se assustasse e, por isso, "ficou com medo, mordeu-me o braço e não o largava".


Gerou-se um pequeno confronto entre o homem e o animal, sendo que Vasco Vilaça chegou mesmo a "agarrar-lhe os dentes e a boca", tendo acabado com mais alguns cortes nas mãos. De seguida, e com esforço, conseguiu livrar-se do animal e nadar até à areia da praia de Zuma, onde recebeu assistência médica.



A boa notícia é que o triatleta português está bem e está apto para participar na prova que decorre este fim de semana. Vasco Vilaço já conquistou os títulos de campeão do mundo de juniores em Kitzbuhel, na Áustria, em 2017 e de vice-campeão do mundo de elites em Hamburgo, na Alemanha, em 2020.


No final de contas, tudo não passou de um grande assusto!