Filme português é candidato às nomeações para os Óscares

“ALMA VIVA” CONCORRE ÀS NOMEAÇÕES PARA O ÓSCAR DE MELHOR FILME INTERNACIONAL


“Alma Viva” é o filme candidato de Portugal às nomeações para os Óscares, revelou a Academia Portuguesa de Cinema, avança a SIC Notícias.

Esta longa-metragem recebeu o maior número de votos, entre os membros da Academia, para entrar nas nomeações para óscar de Melhor Filme Internacional, em 2023, representando Portugal. A Academia Portuguesa de Cinema anunciou também nas redes sociais



Cristèle Alves Meira é a realizadora, é luso-francesa e este é o seu primeiro filme.

O filme foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes e ainda não tem data de estreia nas salas de cinema portuguesas, segundo a Nit.

A narrativa incide sobre a cultura transmontana, onde Cristèle Alves Meira tem raízes, filha de pai minhoto e de mãe transmontana, ambos emigrantes, e reflete a emigração, as diferenças sociais e económicas e as relações familiares.

“A história foi completamente inspirada em histórias poderosas e misteriosas que ouvi ao pé da lareira. Essas histórias são quase como a memória arcaica de Portugal, a matriz da nossa cultura e eu queria voltar a essas tradições e contar essas histórias no cinema, para estar nessa transmissão de cultura", contou a realizadora, Cristèle Alves Meira, à agência Lusa, citada pela SIC Notícias.

O filme conta a história de Salomé, uma rapariga, filha de emigrantes portugueses em França, que passa os dias de verão, na aldeia com a avó, com quem tem uma ligação especial. A avó de Salomé morre e a neta suspeita que a avó foi envenenada.

"Alma Viva" foi produzido pela Midas Filmes em coprodução com França e Bélgica. As filmagens decorreram em Junqueira, concelho de Vimioso. Foram produzidas no verão de 2021 e contaram com a participação de atores não profissionais da localidade, segundo a Nit.

A tão conhecida cerimónia dos Óscares vai decorrer a 12 de março de 2023, em Los Angeles, Estados Unidos. Será a 95ª edição!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Português conquista lugar no j...Português conquista lugar no júri dos Globos de Ouro de HollywoodPELA PRIMEIRA VEZ, A ASSOCIAÇÃO DA IMPRENSA ESTRANGEIRA EM HOLLYWOOD NOMEOU 103 NOVOS VOTANTES PARA OS GLOBOS DE OURO E UM DELES É PORTUGUÊSmais"Ainda vão levar com a carga d..."Ainda vão levar com a carga do Cris": Cristiano Ronaldo sobre o Europeu de 2024MESMO COM 37 ANOS, CRISTIANO RONALDO CONTINUA IMPARÁVEL E TEM AINDA OBJETIVOS PARA ALCANÇAR AO SERVIÇO DA SELEÇÃO NACIONALmaisEstes são os vencedores do LEstes são os vencedores do L'Agence Go Top Model 2022NA FINAL DO L' AGENCE GO TOP MODEL 2022, COM A RFM, FORAM ENCONTRADOS OS DOIS VENCEDORESmaisHomem encontra 11 mil euros e ...Homem encontra 11 mil euros e devolve o dinheiroDEPOIS DE TER ENCONTRADO UMA MALA COM DINHEIRO, ESTE HOMEM ENTREGOU TUDO À POLÍCIAmaisAí está um novo barulho! Vê aq...Aí está um novo barulho! Vê aqui os palpites erradosmaisFernando Rocha reage ao não pa...Fernando Rocha reage ao não pagamento de raspadinha de 500 mil euros: "Onde está a justiça?"O HUMORISTA COMENTOU A NOTÍCIA SOBRE O PRÉMIO DE 500 MIL EUROS GANHOS NUMA RASPADINHA E QUE NÃO FOI AINDA DADO À APOSTADORAmaisJogador português admite que a...Jogador português admite que a sua falta não é penáltiUM JOGADOR PORTUGUÊS ADMITE, JUNTO DO ÁRBITRO, QUE A SUA FALTA NÃO DEVE SER CONVERTIDA EM PENÁLTImaisKeanu Reeves "apanhado" a come...Keanu Reeves "apanhado" a comer o nosso presunto e amêijoasO ATOR E PRODUTOR DE CINEMA ESTEVE TRÊS DIAS EM MONTE GORDO E TAVIRA, ONDE PROVOU MUITAS DAS NOSSAS IGUARIASmaisMariza surge irreconhecível: "...Mariza surge irreconhecível: "Se me vissem assim na rua, reconheciam?"A FADISTA PARTILHOU FOTOGRAFIAS COM UM NOVO LOOK E MUITO DIFERENTE DO HABITUALmaisCantor português Ricardo Soler...Cantor português Ricardo Soler surpreende em concurso espanholRICARDO SOLER PISOU O PALCO DE UM CONHECIDO CONCURSO ESPANHOL E ENCANTOU COM A SUA VOZmais
Top