“Alma Viva” é o filme candidato de Portugal às nomeações para os Óscares, revelou a Academia Portuguesa de Cinema, avança a SIC Notícias.

Esta longa-metragem recebeu o maior número de votos, entre os membros da Academia, para entrar nas nomeações para óscar de Melhor Filme Internacional, em 2023, representando Portugal. A Academia Portuguesa de Cinema anunciou também nas redes sociais



Cristèle Alves Meira é a realizadora, é luso-francesa e este é o seu primeiro filme.

O filme foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes e ainda não tem data de estreia nas salas de cinema portuguesas, segundo a Nit.

A narrativa incide sobre a cultura transmontana, onde Cristèle Alves Meira tem raízes, filha de pai minhoto e de mãe transmontana, ambos emigrantes, e reflete a emigração, as diferenças sociais e económicas e as relações familiares.

“A história foi completamente inspirada em histórias poderosas e misteriosas que ouvi ao pé da lareira. Essas histórias são quase como a memória arcaica de Portugal, a matriz da nossa cultura e eu queria voltar a essas tradições e contar essas histórias no cinema, para estar nessa transmissão de cultura", contou a realizadora, Cristèle Alves Meira, à agência Lusa, citada pela SIC Notícias.

O filme conta a história de Salomé, uma rapariga, filha de emigrantes portugueses em França, que passa os dias de verão, na aldeia com a avó, com quem tem uma ligação especial. A avó de Salomé morre e a neta suspeita que a avó foi envenenada.

"Alma Viva" foi produzido pela Midas Filmes em coprodução com França e Bélgica. As filmagens decorreram em Junqueira, concelho de Vimioso. Foram produzidas no verão de 2021 e contaram com a participação de atores não profissionais da localidade, segundo a Nit.

A tão conhecida cerimónia dos Óscares vai decorrer a 12 de março de 2023, em Los Angeles, Estados Unidos. Será a 95ª edição!