É, por vezes, uma decisão difícil de tomar e na qual a família tende sempre a dar a sua opinião... Será que tem "cara" de Kika, Pantufa, Benny, Flash, Benji, Jack ou Snoppy?


Chega a hora de escolher um nome para um animal de estimação e a tarefa complica-se porque o nome tem de encaixar com a sua personalidade e, por vezes, até com o seu aspeto. Há quem recorra a personagens de filmes, séries ou bandas de que gosta, a nomes que, simplesmente, acha graça ou aquele que mais se assemelha à forma física ou à personalidade do patudo que tem à frente.


Para facilitar essa tarefa, existe uma lista, à semelhança dos nomes mais dados aos bebés, anual, que indica os nomes de cães e de gatos mais populares, em Portugal.


Os dados são do Sistema de Informação de Animais de Companhia que, citados pela MAGG, referem os nomes mais utilizados desde 2019 até ao presente. E eles são...



Para cães, o primeiro lugar é ocupado por Max, que, desde 2020, é aquele nome que reúne a preferência da maioria. No entanto, em 2019, a alcunha mais escolhida era Kiko. Já para cadelas, o nome mais escolhido, desde 2019, é Luna e, até ao momento, não há quem o tire do primeiro lugar do pódio.


No que toca aos gatos, Kiko volta a destacar-se. Os donos de gatos gostam tanto desta alcunha que continuam a escolhê-lo desde 2019 até aos dias de hoje. Já para gatas, Mia é o nome mais escolhido e é seguido, mais uma vez, por Luna.


Conclui-se assim que há uma certa tendência para escolher os mesmos nomes para cães e gatos. E, no geral, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Animais de Companhia, os primeiros lugares do pódio são ocupados por Kiko, Simba, Luna e Nina. Também os nomes Snoopy, Kika, Tobias e Mimi têm vindo a ganhar destaque e surgem nesta recolha de dados.


Assim sendo, se acabaste de receber um novo membro da família em tua casa e ainda nenhum nome te soou bem e perfeito para o patudo, sente-te à vontade para tirares algumas ideias!


Por outro lado, podes sempre fugir à regra e à tendência e ser mais original ao dares um nome ao teu amigo de quatro patas!