No desporto, existem as categorias femininas e masculinas. E os atletas que não se identificavam com nenhum dos géneros tinham de se inscrever numa das duas categorias.


Só que, no próximo ano, na maratona de Boston, a realidade vai ser outra. Nesta corrida, que vai acontecer a 17 de abril de 2023, os atletas não-binários vão poder participar numa categoria própria.



Um anúncio da organização, a Associação de Atletismo de Boston, deu conta desta novidade, onde se lê que "atletas não-binários que tenham completado uma maratona como participante não-binário durante a atual janela de qualificação (1 de Setembro de 2021 a 16 de Setembro de 2022) podem apresentar um pedido de inscrição na maratona de Boston de 2023".


Tanto para os atletas que se inscrevem nas categorias femininas, masculinas e também não binários, os padrões de qualificação vão ser os mesmos, sendo que, segundo a organização, "os tempos de qualificação vão ser atualizados em conformidade" em corridas futuras.


A par da maratona de Boston, a Maratona e Meia Maratona de Brooklyn, organizada pela New York City Runs, já contou com 82 finalistas na divisão não-binária.


Esta divisão foi colocada em prática, pela primeira vez, em setembro do ano passado, na Philadelphia Distance Run, que se tornou a "primeira corrida a criar a categoria e a atribuir prémios em dinheiro iguais aos vencedores nas divisões não-binária, feminina e masculina", tal como escreve a NiT.


Em abril do próximo ano, espera-se que na maratona de Boston estejam presentes 30 mil atletas.