É sabido que muitos canis passam por dificuldades monetárias para manter os seus animais em condições dignas. Muitas vezes, surgem nas redes sociais apelos para doações e, infelizmente, essa realidade não se fica apenas por Portugal. Existem canis noutros países que passam pelas mesmas dificuldades, como é o caso deste na cidade de Greenville, na Carolina do Sul.


Na semana passada, um funcionário da Greenville Humane Society encontrou um cão amarrado a um poste, junto ao canil, com um bilhete na coleira que dizia: "Ele tem doenças. Não acredito que sejam reparáveis. Ele precisa de ser abatido o mais rapidamente possível". O cão, chamado Remy, foi submetido a exames para verificar a veracidade da mensagem e, infelizmente, os resultados confirmaram o que já se suspeitava. Remy sofre de um problema cardíaco grave, que só poderá ser solucionado com uma operação. Caso contrário, a esperança de vida é curta.


Apesar de ser um problema com uma solução à vista, o canil não tem dinheiro para pagar a operação e lançou um apelo nas redes sociais para ajudar a salvar a vida de Remy. "Sabemos que esta é a realidade de vários canis, mas, neste momento, o Remy precisa da tua ajuda. Qualquer doação, grande ou pequena, é muito bem vinda", lê-se na publicação do Facebook do canil, que acabou por ter várias partilhas.



Sem dinheiro, o canil não poderá tratar de Remy e o seu destino poderá ser mesmo o abate. Infelizmente, histórias como estas soam-nos, a nós portugueses, muito familiares. São vários os canis portugueses que lutam todos os dias para trazerem as melhores condições aos animais que salvaram da rua. Nem sempre é fazível e a ajuda de todos é sempre bem-vinda.