Há precisamente 60 anos, a 5 de outubro de 1962, os Beatles lançavam o seu primeiro disco.

No entanto 6 décadas depois o grupo continua tão popular que esta podia ter sido uma música lançada ontem.

Em 2022 a banda de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr continua a ser considerada a melhor de sempre e a conquistar novos fãs a cada minuto - um feito extraordinário para um grupo que lançou o seu primeiro disco há 60 anos!



Composta por Lennon e McCartney, “Love Me Do” foi a música que deu a conhecer os Beatles ao mundo.

Mas sabias que tudo poderia ter sido bem diferente se George Martin, o produtor do grupo, tivesse escolhido o single que queria?

“Love me do”, o primeiro disco dos Beatles foi editado a 5 de outubro de 1960.

A música tinha sido gravada logo na sua primeira sessão de gravação para a EMI em Abbey Road, em junho de 1962.

Nessa sessão os Beatles ensaiaram, entre outras, as suas composições “Love me do”, “Please Please Me” e um tema composto por Mitch Murray - "How Do You Do It?" que o produtor George Martin queria muito que fosse o primeiro single do grupo.



George Martin comentou mais tarde “Eu estava muito virado para 'How Do You Do It?' mas depois acabei por me decidir por 'Love Me Do', que também achei que dava um bom disco”.

Paul McCartney diz, na “Antologia” do grupo que, em Liverpool ninguém aceitaria que o primeiro disco dos Beatles fosse 'How Do You Do It' mas lembra que Martin estava muito inclinado para esta música e ainda fez questão que o grupo a gravasse.

No entanto o publishing da editora também não gostava de 'How Do You Do It' e queria muito que o lado A do primeiro single dos Beatles fosse uma composição de Lennon e McCartney por isso, para alívio dos estreantes, “Love me Do” acabou por ser a música escolhida para o lado A do seu single de estreia.

Já durante as gravações foi George Martin que sugeriu que fosse Paul a cantar o verso final “Love Me Do” em vez de John Lennon para que John pudesse tocar harmónica em cima do “do”.



"How do you do it" foi, em 1963, com os arranjos dos Beatles, lançado como o primeiro single de outra banda de Liverpool - Gerry and the Pacemakers.



“Love Me Do “ foi uma das primeiras composições Lennon-McCartney – escrita por volta de 1958

Paul escreveu a estrutura principal da canção quando tinha 16 anos. Eu acho que tive qualquer coisa a ver com a parte do meio” disse John Lennon em 1972

Em 1976, Ringo Starr disse que ‘Love Me Do’ foi para o grupo um ponto de viragem.

“Para mim foi mais importante do que qualquer outra coisa. Aquele primeiro pedaço de plástico. Não dá para explicar o que significou . Foi maravilhoso. Tínhamos um disco nosso”

Para Paul McCartney foi com a edição de “Love Me Do" que os Beatles perceberam que estavam finalmente a ter sucesso.



Lançado a 5 de outubro de 1960, o primeiro disco dos Beatles incluía assim, ao contrário do que era habitual na altura, duas composições do próprio grupo – duas canções da dupla Lennon e McCartney : “Love Me Do”, no lado A e, no lado B, “P.S. I love you”.

“Love Me Do” obteve em Liverpool, a cidade dos Beatles, um enorme sucesso, mas só atingiu a nível nacional o #17 do top de singles inglês.

Estas duas canções apareceriam, em maio do ano seguinte, no primeiro álbum dos Beatles “Please Please Me”.

As restantes 10 canções novas de “Please Please Me” seriam todas gravadas a 11 de Fevereiro de 63, nos estúdios de Abbey Road, em apenas 10 horas.

Em maio de 1963 o primeiro álbum dos Beatles entrava diretamente para o #1 do top inglês! Está proeza foi repetida por todos os restantes 9 álbuns de originais editados pelo grupo até à sua separação em 1970!