Quem diria que em pleno outubro ainda estaríamos a pôr o guarda-sol na areia e a dar mergulhos no mar como se fosse agosto! Outubro iniciou-se com temperaturas altas e que se vão manter até ao feriado, 5 de outubro.

Por isso, se não tens planos para esta quarta-feira - caso não vás trabalhar - o melhor é mesmo vestires o fato de banho, porque em várias zonas do país as temperaturas vão estar acima dos 30 graus. É caso para aproveitar os últimos cartuchos, porque como estamos já no outono nunca se sabe quando é que o frio chega e vem para ficar.

Segundo o IPMA, Lisboa vai registar este feriado máximas de 29 graus, no Porto vão estar uns tímidos 22 graus e no interior do país o calor vai ser mais intenso. Castelo Branco regista 32 graus de máxima para o feriado e Évora será uma das zonas mais quentes de Portugal com 33 graus registados.



Quem também deu o ar de sua graça com o início de outubro foram as poeiras vindas do Norte de África. Começaram no domingo e esta segunda-feira foi quando houve uma concentração mais elevada, avança o Público. Felizmente, para este feriado, as poeiras já deverão ser pouco visíveis.

Desta vez, as poeiras não suscitaram a mesma preocupação que em março, quando vieram em grande quantidade e levaram a uma descida das temperaturas máximas e pioraram a qualidade do ar.