Sabemos que o amor que tens pelo teu cão é difícil de medir ou de transmitir em palavras... A melhor forma é demonstrá-lo e muitos donos fazem-no abraçando e apertando o seu animal de estimação vezes sem conta, recorrendo a uma voz específicia para o chamar e dando-lhe muito colo, mimo e festinhas.


Só que há quem vá mais longe e quem beije o seu cão na boca. Apesar de quereres mostrar-lhe o amor que tens por ele, por favor, pára de o fazer e já!


No TikTok, um médico assistente fez um vídeo onde explicou os riscos de beijar um cão na boca.


Através da conta "Med Explained 2 You", o médico afirmou que, através da saliva, os germes do cão podem ser transmitidos para o seu dono, o que pode resultar em infeções. Uma delas pode ser a capnocytophaga canimorsus, uma bactéria presente na gengiva dos cães que, de acordo com o site "Tua Saúde", pode ser passada às pessoas através de lambidelas e arranhões.


O mesmo médico afirmou que, citado pelo site LAD Bible, "esta é uma doença grave que pode causar infeção sistémica generalizada, choque sético e mesmo gangrena" e, "dependendo da rapidez com que progride e quando é [a doença] diagnosticada, a amputação pode tornar-se o único tratamento".


Para "evitar todos esses problemas e simplesmente parar de beijar o cão parece-me uma solução fácil", disse o mesmo médico.



Além dos riscos apontados pelo médico, o Instituto de Longevidade MAG, localizado no Rio de Janeiro, no Brasil, partilhou um texto onde estão incluídas mais consequências de beijar os cães na boca. São elas, por exemplo, infeções respiratórias e intestinais, gastroenterites e colecistite que podem ser transmitidas por "bactérias diretamente relacionadas com sintomas como diarreia, vómito, desidratação, mal-estar, dores no corpo, febre e falta de apetite".

Sabemos que adoras o teu cão, mas acredita que existem riscos... Fica ao teu critério se queres arriscar ou ficar na defensiva!