A preguiça, a impaciência e a prudência são comportamentos que podem ser contagiosos! Por isso, o melhor é teres atenção com as pessoas com quem te rodeias, porque se é para nos influenciarmo-nos que seja com atitudes boas.

Segundo um novo estudo, de Jean Daunizeau, líder de equipa do grupo de motivação, cérebro e comportamento no Instituto do Cérebro e Espinha em Paris, citado pela Live Science, a prudência, a impaciência e a preguiça são traços de personalidade que orientam a forma como tomamos as nossas decisões.


Por exemplo, a prudência é uma preferência por opções que evitem o risco. É o que acontece quando escolhes uma recompensa segura em vez de uma recompensa que pode ser melhor mas mais arriscada de conseguir.

A impaciência é uma preferência pelas opções que não envolvem atrasos e a escolha de uma recompensa agora em vez de mais tarde. Já os preguiçosos são os que determinam que as potenciais recompensas não valem o esforço.


Até podes achar que não é fácil mudar estas características, mas este novo estudo revelou que as pessoas podem inconscientemente alinhar as suas atitudes com as atitudes dos outros. Ou seja, muitas das vezes podes estar a ser preguiçoso, imprudente ou impaciente por causa das atitudes daqueles com quem te rodeias.


Na investigação participaram 56 pessoas saudáveis, às quais foram atribuídas tarefas em que tinham de escolher entre duas opções. Constatou-se que, depois de os participantes terem observado as atitudes prudentes, impacientes ou preguiçosas dos "outros" nas tarefas atribuídas, as suas próprias escolhas foram influenciadas e acabaram por seguir o mesmo rumo dos "outros".


A influência social é algo real e que pode mudar as atitudes das pessoas em relação a serem prudentes, impacientes ou preguiçosas. Portanto, são comportamentos "socialmente contagiosos".
As pessoas têm tendência a imitar os outros, de forma a sentirem-se parte de um grupo, explicou Daunizeau. Imitamos os outros para que o nosso comportamento se "encaixe" e assemelhe ao dos indivíduos do grupo.

Por isso, é caso para ficares atento às pessoas com quem te dás e se os seus comportamentos te influenciam!