A preguiça é "contagiosa"... Cuidado!

A ATITUDE DE OUTRAS PESSOAS À NOSSA VOLTA PERANTE A PREGUIÇA E A IMPACIÊNCIA PODE SER "CONTAGIOSA", REVELOU NOVO ESTUDO


A preguiça, a impaciência e a prudência são comportamentos que podem ser contagiosos! Por isso, o melhor é teres atenção com as pessoas com quem te rodeias, porque se é para nos influenciarmo-nos que seja com atitudes boas.

Segundo um novo estudo, de Jean Daunizeau, líder de equipa do grupo de motivação, cérebro e comportamento no Instituto do Cérebro e Espinha em Paris, citado pela Live Science, a prudência, a impaciência e a preguiça são traços de personalidade que orientam a forma como tomamos as nossas decisões.


Por exemplo, a prudência é uma preferência por opções que evitem o risco. É o que acontece quando escolhes uma recompensa segura em vez de uma recompensa que pode ser melhor mas mais arriscada de conseguir.

A impaciência é uma preferência pelas opções que não envolvem atrasos e a escolha de uma recompensa agora em vez de mais tarde. Já os preguiçosos são os que determinam que as potenciais recompensas não valem o esforço.


Até podes achar que não é fácil mudar estas características, mas este novo estudo revelou que as pessoas podem inconscientemente alinhar as suas atitudes com as atitudes dos outros. Ou seja, muitas das vezes podes estar a ser preguiçoso, imprudente ou impaciente por causa das atitudes daqueles com quem te rodeias.


Na investigação participaram 56 pessoas saudáveis, às quais foram atribuídas tarefas em que tinham de escolher entre duas opções. Constatou-se que, depois de os participantes terem observado as atitudes prudentes, impacientes ou preguiçosas dos "outros" nas tarefas atribuídas, as suas próprias escolhas foram influenciadas e acabaram por seguir o mesmo rumo dos "outros".


A influência social é algo real e que pode mudar as atitudes das pessoas em relação a serem prudentes, impacientes ou preguiçosas. Portanto, são comportamentos "socialmente contagiosos".
As pessoas têm tendência a imitar os outros, de forma a sentirem-se parte de um grupo, explicou Daunizeau. Imitamos os outros para que o nosso comportamento se "encaixe" e assemelhe ao dos indivíduos do grupo.

Por isso, é caso para ficares atento às pessoas com quem te dás e se os seus comportamentos te influenciam!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Mariana Pacheco e Syro estão a...Mariana Pacheco e Syro estão apaixonados!O CASAL SURGIU EM PÚBLICO, NUM EVENTO, DE MÃOS DADAS E MUITO CÚMPLICEmaisO "Que barulho é este, na RFM?...O "Que barulho é este, na RFM?" já voltou! Mesmo a tempo do Natal!O JOGO QUE COLA OS OUVINTES À RÁDIO ESTÁ DE VOLTA. MESMO A TEMPO DO NATALmaisUtilizas "voz de bebé" para fa...Utilizas "voz de bebé" para falar com o teu cão ou gato? Olha que devias!UM ESTUDO REVELA QUE USAR "VOZ DE BEBÉ" COM OS GATOS FAZ COM QUE ELES PRESTEM MAIS ATENÇÃO E LEVANTEM AS ORELHASmaisNuno Luz e Fernanda Câncio ins...Nuno Luz e Fernanda Câncio insultam-se e atacam-se fortemente nas redes sociaisOS DOIS JORNALISTAS ENVOLVERAM-SE NUMA DISCUSSÃO, NAS REDES SOCIAISmaisFilho de Julio Inglesias apres...Filho de Julio Inglesias apresenta namorada de forma peculiar e gera muita polémicaCOM UM LENÇOL DA CABEÇA AOS PÉS: FOI ASSIM QUE O FILHO DE JULIO IGLESIAS APRESENTOU A NAMORADA NUM EVENTO EM MADRIDmaisCristiano Ronaldo e Lionel Mes...Cristiano Ronaldo e Lionel Messi posaram juntos, mas parece que não foi bem assimNUM FRENTE A FRENTE E A OLHAR PARA UM JOGO DE XADREZ, CRISTIANO RONALDO E LIONEL MESSI DEIXARAM A INTERNET AO RUBRO COM ESTA FOTOGRAFIAmaisQuem é o jovem sem pernas que ...Quem é o jovem sem pernas que esteve com Morgan Freeman na abertura do Mundial do Qatar?MORGAN FREEMAN E GHANIM AL MUFTAH PROTAGONIZARAM A CERIMÓNIA DE ABERTURA E HOUVE QUEM FICASSE CURIOSO COM O JOVEM QUE TEM UMA HISTÓRIA DE VIDA INSPIRADORAmaisCafé da Manhã da RFM surpreend...Café da Manhã da RFM surpreende-te nos semáforos de PortugalSE FOSTE APANHADO PELA EQUIPA DO CAFÉ DA MANHÃ, DA RFM, EM NOVEMBRO, FIZESTE PARTE DA AÇÃO S’MAFROmaisConcerto de Calum Scott em Lis...Concerto de Calum Scott em Lisboa e agora também no PortoEM 2023, O MÚSICO BRITÂNICO VAI PISAR SOLO PORTUGUÊS PARA DOIS CONCERTOS, EM LISBOA E NO PORTO, QUE TÊM O APOIO DA RFMmais
Top