Quem se aventura, se desafia e se coloca à prova numa maratona é, na maioria das vezes, uma pessoa com hábitos saudáveis e preparada física e mentalmente para completar a prova de 42 quilómetros.


No entanto, há quem o faça de outra forma... Em vez de barras energéticas e água, um atleta chinês completou uma maratona a fumar constantemente.


Aconteceu no início deste mês, na Maratona de Xin'anjiang, em Jiande, na China, na qual um homem, conhecido como "tio Chen", participou e completou-a em 3 horas, 28 minutos e 45 segundos, de acordo com o jornal britânico The Mirror. E, pelo meio, fumou um cigarro... E outro... E depois outro...


O hábito invulgar deste atleta espantou os mais atentos e, rapidamente, as objetivas das câmaras apontaram para ele. Assim que os registos chegaram às redes sociais, rapidamente, se tornaram virais.


Inicialmente, as imagens tiveram uma grande expressão no Weibo, uma rede social chinesa, e espalharam-se para o resto do mundo através de outras plataformas, como o Twitter.



Com 50 anos, o "tio Chen" conseguiu ficar em 574.º lugar, no total de 1500, e não foram os cigarros que o pararam. Segundo a imprensa internacional, o atleta já tinha feito o mesmo, ou seja, corrido com cigarros na boca, em 2018, na Maratona de Guangzhou, na China.


No entanto, os críticos defendem que, ao fumar durante a maratona, o "tio Chen" está a prejudicar os outros atletas. Aqueles que não fumam e não o querem fazer acabam por inalar o fumo dos cigarros, tal como escreveu o site TMZ.