A vida, às vezes, pode ser mesmo fascinante! Todos os dias - ou quase - cruzamo-nos com fenómenos surpreendentes e controversos ao mesmo tempo que parecem não ter explicação, como é o caso deste.


Há mais de 10 dias, este rebanho de ovelhas caminha em círculo e ninguém, até agora, sabe o porquê. O vídeo misterioso foi publicado no Twitter, na semana passada, pelo jornal estatal chinês "People's Daily", e mostra dezenas de animais a andar num círculo quase perfeito, no sentido do ponteiro do relógio, numa quinta na Mongólia.



A mesma publicação escreve que as ovelhas estão "saudáveis" e que a causa deste comportamento permanece em "mistério". A dona da quinta afirmou, citada pelo jornal Metro, que este comportamento começou, no dia 4 de novembro, primeiro com algumas ovelhas e depois o rebanho juntou-se todo. E assim permanece até aos dias de hoje.


E o mistério pode já estar desvendado. Um grupo de especialistas, citado pela Newsweek, refere que pode haver uma razão muito natural por detrás do comportamento impressionante destes animais. Matt Bell, professor do Departamento de Agricultura da Hartpury University em Gloucester, Inglaterra, explica que "os animais quando ficam no curral por longos períodos podem começar a adotar comportamentos ou movimentos repetidos devido à frustração de estarem 'presos'”. "E acabam por repetir o comportamento uns dos outros por serem animais de rebanho."


O comportamento social das ovelhas é influenciado pela "mentalidade" do rebanho, que acaba por controlar os movimentos dos animais e protegê-los de predadores, levando-os a fugir do perigo como um grupo, de acordo com o Manual Veterinário Merck, citado pelo New York Post.
Apesar de se saber que a ovelhas se estão a movimentar assim desde o dia 4 de novembro, não se sabe, no entanto, se elas pararam para comer ou beber.