Há conversas difíceis que não temos vontade nenhuma de ter, mas que são inevitáveis. Não há como escapar!

Não gostas de confrontos ou ficas com receio de não te conseguires expressar da melhor maneira? Se tens de ter uma conversa com alguém que não partilha os mesmos valores que tu, ou enfrentar um amigo que te falhou, ou dizer à tua chefia como te sentes no trabalho, estes seis passos da Reach Out são para ti.


1 - Ouvir

Ouvir é o mais importante, ou seja, ter uma escuta ativa. Enquanto a outra pessoa está a falar, não estejas a pensar no que é que vais dizer a seguir. A tua atenção tem de estar focada na pessoa com quem estás a conversar. Não a interrompas e tenta compreender o ponto de vista dela fazendo perguntas como "Explica melhor isto" ou "Como é que isso te faz sentir?" Talvez te surpreendas e percebas melhor o que a pessoa te está a contar. Se mostrares interesse genuíno em perceber a pessoa, é mais provável que ela faça o mesmo contigo.


2 - Clareza no que dizes e queres

Uma das maiores dificuldades em ter conversas difíceis é saber comunicar com clareza e não deixares que os teus nervos e emoções atrapalhem. Começa por explicar o que é que sentes, o que é que pensas sobre a situação e o porquê. Se precisares, escreve nas notas do telemóvel o que precisas de dizer. Começa as frases com "Eu" e evita dizer "Tu não queres saber de mim", por exemplo. Em vez disso experimenta dizer "Eu sinto-me triste quando...". Usares "Tu", pode levar a que outra pessoa se sinta atacada. Expressa claramente o que é que queres concluir da conversa. Um pedido de desculpas? Uma mudança?


3 - Olha para o problema da perspetiva da outra pessoa

É normal ficarmos demasiado agarrados ao que sentimos e ao que a outra pessoa nos fez, mas tenta colocar-te no lugar da outra pessoa e perceber o ponto de vista dela. Pergunta-te: Quais são as cinco razões pelas quais a pessoa pode ter agido daquela maneira? A pessoa já fez isto antes ou foi algo fora do normal? Existe algo na vida dessa pessoa que a possa ter influenciado? Fiz alguma coisa que pode ter magoado/confundido/irritado a pessoa?


4 - A conversa não está a correr como querias? Faz uma pausa!

Por mais preparados que possamos estar para ter uma conversa, a reação da outra pessoa pode não ser a esperada e as coisas não se direcionarem para o caminho que esperavas. Nem sempre os outros estão preparados para ter uma conversa aberta como gostaríamos. Não há problema. Faz uma pausa, às vezes, é preciso.


5 - Concordar em discordar

Nem todas as conversas acabam em consenso. O melhor que tens a fazer é concordar em discordar. Não significa que concordes com a perspetiva contrária à tua, mas tens de escolher as lutas que vale a pena travar.


6 - Cuida de ti!

Emoções à flor da pele à parte, não te esqueças de ficar orgulhoso de ti mesmo por teres tido a iniciativa de ter a conversa difícil. As conversas por vezes podem escalar a níveis indesejados. Não faz mal pedires para interromper a conversa e ires dar uma volta, ouvir música... Depois, se sentires que consegues, volta à conversa se houver algo para debater ainda.