Se tens dificuldade em ter conversas difíceis, estas dicas são para ti

ESTES SÃO OS SEIS PASSOS QUE TE PODEM AJUDAR NUMA CONVERSA DIFÍCIL


Há conversas difíceis que não temos vontade nenhuma de ter, mas que são inevitáveis. Não há como escapar!

Não gostas de confrontos ou ficas com receio de não te conseguires expressar da melhor maneira? Se tens de ter uma conversa com alguém que não partilha os mesmos valores que tu, ou enfrentar um amigo que te falhou, ou dizer à tua chefia como te sentes no trabalho, estes seis passos da Reach Out são para ti.


1 - Ouvir

Ouvir é o mais importante, ou seja, ter uma escuta ativa. Enquanto a outra pessoa está a falar, não estejas a pensar no que é que vais dizer a seguir. A tua atenção tem de estar focada na pessoa com quem estás a conversar. Não a interrompas e tenta compreender o ponto de vista dela fazendo perguntas como "Explica melhor isto" ou "Como é que isso te faz sentir?" Talvez te surpreendas e percebas melhor o que a pessoa te está a contar. Se mostrares interesse genuíno em perceber a pessoa, é mais provável que ela faça o mesmo contigo.


2 - Clareza no que dizes e queres

Uma das maiores dificuldades em ter conversas difíceis é saber comunicar com clareza e não deixares que os teus nervos e emoções atrapalhem. Começa por explicar o que é que sentes, o que é que pensas sobre a situação e o porquê. Se precisares, escreve nas notas do telemóvel o que precisas de dizer. Começa as frases com "Eu" e evita dizer "Tu não queres saber de mim", por exemplo. Em vez disso experimenta dizer "Eu sinto-me triste quando...". Usares "Tu", pode levar a que outra pessoa se sinta atacada. Expressa claramente o que é que queres concluir da conversa. Um pedido de desculpas? Uma mudança?


3 - Olha para o problema da perspetiva da outra pessoa

É normal ficarmos demasiado agarrados ao que sentimos e ao que a outra pessoa nos fez, mas tenta colocar-te no lugar da outra pessoa e perceber o ponto de vista dela. Pergunta-te: Quais são as cinco razões pelas quais a pessoa pode ter agido daquela maneira? A pessoa já fez isto antes ou foi algo fora do normal? Existe algo na vida dessa pessoa que a possa ter influenciado? Fiz alguma coisa que pode ter magoado/confundido/irritado a pessoa?


4 - A conversa não está a correr como querias? Faz uma pausa!

Por mais preparados que possamos estar para ter uma conversa, a reação da outra pessoa pode não ser a esperada e as coisas não se direcionarem para o caminho que esperavas. Nem sempre os outros estão preparados para ter uma conversa aberta como gostaríamos. Não há problema. Faz uma pausa, às vezes, é preciso.


5 - Concordar em discordar

Nem todas as conversas acabam em consenso. O melhor que tens a fazer é concordar em discordar. Não significa que concordes com a perspetiva contrária à tua, mas tens de escolher as lutas que vale a pena travar.


6 - Cuida de ti!

Emoções à flor da pele à parte, não te esqueças de ficar orgulhoso de ti mesmo por teres tido a iniciativa de ter a conversa difícil. As conversas por vezes podem escalar a níveis indesejados. Não faz mal pedires para interromper a conversa e ires dar uma volta, ouvir música... Depois, se sentires que consegues, volta à conversa se houver algo para debater ainda.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Adeptos japoneses apanham lixo...Adeptos japoneses apanham lixo no fim do jogo no MundialESTÁ A CIRCULAR UM VÍDEO EM QUE ADEPTOS JAPONESES RECOLHEM LIXO, NO FIM DO JOGO QATAR-EQUADOR, SEM NINGUÉM LHES TER PEDIDO AJUDAmaisSegunda, dia 28, David Carreir...Segunda, dia 28, David Carreira festeja 10 anos de carreira na RFMDAVID CARREIRA CONTOU CONTIGO PARA APAGAR AS VELAS DE 1O ANOS DE CARREIRA. DIA 28 CONVIDÁMOS-TE A ACOMPANHAR A EMISSÃO ESPECIAL RFM DAS 6 ÀS 20H, NOS ESTÚDIOS DE DAVID E NA RFMmaisApós derrota da Argentina no M...Após derrota da Argentina no Mundial do Catar, surgem memes hilariantes que envolvem Cristiano RonaldoA ARGENTINA SAIU DERROTADA NO PRIMEIRO JOGO QUE TEVE NO MUNDIAL DO CATAR E, CLARO, A INTERNET REAGIUmaisMichael J. Fox recebe Óscar ho...Michael J. Fox recebe Óscar honorário em homenagem emocionanteMICHAEL J. FOX RECEBEU UM ÓSCAR HONORÁRIO, PELA SUA LUTA CONTRA A DOENÇA DE PARKINSON, JUNTO DA FAMÍLIA E DE EX-COLEGAS DO ELENCOmaisO cancro fê-lo desistir do fut...O cancro fê-lo desistir do futebol, mas o seu maior sonho era conhecer Ronaldo e conseguiuGONÇALO ERA GUARDA-REDES E FOI DURANTE UM JOGO QUE DESMAIOU E DESCOBRIU, DEPOIS, QUE TINHA UM CANCROmaisJogador da AF Aveiro emociona-...Jogador da AF Aveiro emociona-se ao reencontrar avó que não via há quatro anos nas bancadasJOSÉ MARRERO É VENEZUELANO E ESTÁ EM PORTUGAL A JOGAR NO AF AVEIRO. JÁ NÃO VIA A AVÓ HÁ QUATRO ANOS, ATÉ QUE ESTE DOMINGO ELA O SURPREENDEU DEPOIS DE UM JOGOmaisSe dormes com meias, deves dei...Se dormes com meias, deves deixar esse hábito!EXISTE UMA RAZÃO PELA QUAL NÃO DEVES DORMIR DE MEIAS, MESMO NOS DIAS MAIS FRIOS DE INVERNO, DIZ UM ESTUDOmaisCafé da Manhã da RFM surpreend...Café da Manhã da RFM surpreende-te nos semáforos de PortugalSE FOSTE APANHADO PELA EQUIPA DO CAFÉ DA MANHÃ, DA RFM, EM NOVEMBRO, FIZESTE PARTE DA AÇÃO S’MAFROmaisO Mundial de Futebol está aí e...O Mundial de Futebol está aí e a RFM e a Galp já estão preparadasNA RFM VAMOS VIBRAR COM OS JOGOS DA SELEÇÃO NACIONAL NO ESTÚDIO ESTÁDIO GALP RFMmais
Top