Com o início do ano chegam novos objetivos e metas.

Procuras trabalho ou já procuraste e não sabes como conquistar o recrutador? O Curriculum Vitae (CV) é a tua cara numa primeira fase, ou seja, a tua primeira oportunidade de provocar uma excelente opinião e captar a atenção.

É preciso incluir conteúdo no CV que faça de ti o candidato perfeito. Às vezes, passar o máximo de informação pode não ser a solução mais correta. São menos de 20 segundos que tens para causar uma boa impressão, segundo o e-konomista.


O documento tem de representar o perfil do candidato e deve responder às exigências do mercado de trabalho e da vaga a que te propões. Há 6 pontos em que te deves focar:


1. Facilmente saber dar resposta a problemas

Os recrutadores vão procurar quem sabe resolver problemas facilmente, ou seja, esta é uma capacidade ideal para destacar no CV. Um bom pensamento crítico é fundamental.


2. Saber como liderar

O candidato deve ser capaz de ter confiança e segurança em processos de decisão. Para além disso, deve saber orientar, ouvir e coordenar as pessoas à sua volta, bem como tomar iniciativa e comunicar as suas ideias. Podes usar palavras como: gerir, liderar, ensinar e aconselhar.


3. Saber escrever

A comunicação oral é essencial. Mas, cada vez mais, é fundamental dominar a escrita, quer seja para comunicar com superiores ou para marcar uma posição no digital.


4. Funcionar bem em equipa

Novamente, ser um bom integrante de uma equipa é fundamental. Mas nesta característica é essencial “team building”, ou seja, ter a capacidade de orientar uma equipa para cumprir objetivos.


5. Aproveitamento

Os candidatos que sejam capazes de contribuir para o sucesso da empresa são valorizados. O bom desempenho e produtividade em equipas anteriores são um ótimo exemplo para incluir no CV.


6. Pegada digital

Se tiveres um rasto na internet, digno de ser conhecido, deves apresentá-lo. Pode ser um ótimo ponto, dependendo do trabalho a que te estás a candidatar.


Para além destes 6 pontos, deves ter em atenção e apresentar as tuas competências, de forma direta e curta. A experiência, ou a progressão de carreira ou empresas concorrentes poderão estar na mira do recrutador, inclui o que é relevante para o cargo. Ter capacidades como autonomia, iniciativa, originalidade e criatividade é de facto importante.

Se tiveres participado em ações de voluntariado, esta pode ser uma excelente forma de o expores. Para além de demonstrar altruísmo, mostra capacidade de iniciativa e trabalho de equipa. Se te destacaste em outras áreas, como no desporto, por exemplo, deves também incluir no teu CV.

Já tens todos os pontos para pores o teu CV a funcionar. Agora é só começar a escrever e usar palavras com força e poder de forma construtiva.