Depois de tanta comida tradicional portuguesa que comeste no Natal e na passagem de ano, nada melhor do que começar 2023 a falar de quê? De comida, claro. Mas não uma qualquer. Estes são os melhores 100 pratos melhores do mundo e os melhores.

A TasteAtlas lançou um ranking de Melhores Pratos do Mundo para 2022 e Portugal tem 4 iguarias nesta classificação. O terceiro lugar deste Top 100 é português! Amêijoas à Bulhão Pato está em 3º lugar, com base em mais de 100.000 avaliações do próprio site.

Como sabemos este prato combina amêijoas com um molho saboroso à base de azeite, alho, limão, vinho branco e coentros e é geralmente servido como entrada com pão a acompanhar.


E este não é o único prato português com lugar no top 100. Em 25º lugar, está a Carne de Porco à Alentejana, no 34º lugar está Frango Assado com Piri-piri e em 89º lugar Leitão da Bairrada.

Como é possível ver nesta tabela em primeiro lugar dos pratos do mundo está o Kare japonês, uma espécie de caril, seguido pela Picanha do Brasil.


Portugal tem o seu próprio ranking no TasteAtlas ou melhor. Aqui podes encontrar desde comida até bebida. Os pratos vão desde o Bacalhau à Lagareiro até aos Pasteis de Belém.

Top 10 de pratos em Portugal:

  1. Pastel de Belém
  2. Amêijoas à Bulhão Pato
  3. Pastel de Nata
  4. Pestiscos/Tapas
  5. Tawny Porto
  6. Queijo da Serra da Estrela
  7. Espetada
  8. Carne de Porco à Alentejana
  9. Frango Assado com Piri-piri
  10. Pão com chouriço