A quebra de padrões de beleza e o positivismo corporal são dois temas que estão cada vez mais na ordem do dia. E ainda bem. A moda não fica alheia a esta mudança e há cada vez mais espaço para todo o tipo de modelos e corpos.

As curvas estão a aparecer cada vez mais nos desfiles com modelos femininos. Já o mesmo não acontece nos desfiles masculinos, que parecem ainda confinados a modelos magros ou musculados. Mas há quem já queira quebrar esses padrões de beleza, como aconteceu na Paris Fashion Week.

Alexandre Mattiussi, criador da marca francesa Ami, quis trazer essa mudança para a passerelle, ao pôr modelos masculinos com corpos com diferentes formas, e disse ao jornal Libération que queria fazer disso um assunto. Um dos modelos em questão é o espanhol Brais Albor, que é também designer e trabalha, atualmente, em Milão, para a marca Versace, onde cria roupa para homens cruvilíneos.



"Existem vários tipos de beleza. Não existe apenas uma raça, um género ou um corpo, e isso é algo que quero mudar no mundo da moda atual. O corpo padrão desta época é o de um branco magro e isso é algo irreal. O mundo está cheio de homens de diferentes aspetos! Vamos criar uma moda mais real e com ela estimular o consumidor a aceitar-se e a vestir-se da forma que preferir", defende ao jornal Libération.

Apesar de ser uma mudança urgente na moda atual, está a introduzir-se gradualmente. E desfiles como este são exemplo disso.