Esta é a notícia certa e, provalvemente, a mais esperada para todos os amantes de queijo!


O queijo... Aquele alimento que reúne, praticamente, a preferência de milhares ou até de milhões de pessoas à volta do mundo sobre o quão bom é e o quanto transforma um simples prato ou receita.



À semelhança de muitos povos, o português gosta de um bom queijo e a boa notícia é que, por cá, temos muitos. Para todos os gostos e feitios!


Uns mais secos, outros mais amanteigados, uns mais intensos, outros mais suaves, uns comem-se à colher e outros à fatia, uns ficam ótimos com tostinhas, outros com pão...


Entre tantos queijos saborosos e imperdíveis, em Portugal, é difícil escolher!


Por isso, o TasteAtlas, um guia de viagem das comidas de todo o mundo, elaborou uma lista dos melhores queijos do mundo. E, claro, não podiam faltar queijos portugueses neste ranking!



Num total de 100 queijos, oriundos de todo o mundo, o queijo Serra da Estrela e o queijo de Azeitão são aqueles que colocam Portugal na lista!


O queijo Serra de Estrela é considerado o 8.º melhor queijo do mundo e o de Azeitão conquistou o 43.º lugar.


Para o TasteAtlas, o "Serra da Estrela é um queijo semi-mole elaborado com leite de ovelha das raças Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira. (...) Tem um interior cremoso e semi-macio de cor branco-amarelada, sendo que o seu sabor é limpo, doce e levemente azedo".


O guia de viagem escreveu ainda, no site oficial, que "este queijo é o produto alimentar mais antigo e tradicional de Portugal com reconhecimento internacional".



O queijo português que também figura na lista é o de Azeitão, que, segundo o TasteAtlas, é "de pasta semi-mole feito de leite de ovelha não pasteurizado".


O guia de viagem contou, no site oficial, que "as origens deste queijo remontam ao século XIX, altura em que Gaspar Henriques de Paiva emigrou para a vila de Azeitão, onde importou ovelhas leiteiras pretas da sua terra natal e trouxe queijeiros da Beira Baixa para fazerem queijos".


À semelhança do queijo Serra da Estrela, também o queijo de Azeitão é mundialmente conhecido, tendo já "vários prémios em feiras agrícolas".



Por fim, não é de estranhar que o topo da lista dos melhores queijos do mundo seja ocupado por italianos!


Aliás, além dos primeiros lugares, este ranking é, praticamente, dominado por queijos italianos. Não fosse Itália um dos países do mundo onde mais se come queijo, de todas as maneiras e feitios!