Se já andaste de avião, de certeza que já reparaste no momento em que o comissário de bordo diz no altifalante que está tudo preparado para a descolagem ou aterragem e para deixares a persiana da janela do avião aberta, independentemente se lá fora está de noite ou de dia. Para os mais distraídos, é isto que acontece nas aterragens e descolagens. As janelas do avião têm de estar sempre destapadas. E porquê? Nunca te questionaste?


Antes que o possas fazer, nós temos aqui a explicação. Os momentos da descolagem e aterragem são considerados os mais delicados dos voos e envolvem uma série de procedimentos de segurança que têm mesmo de ser cumpridos. Por exemplo, o cinto de segurança de todos os passageiros deve estar colocado e bem apertado. Por norma, os comissários de bordo verificam este passo, já nos últimos preparativos antes da descolagem ou aterragem. Também os compartimentos devem estar bem fechados, e as persianas das janelas do avião têm de estar para cima.

E é este último passo que pode suscitar mais alguma curiosidade. É tudo uma questão de visão, segundo o site Schiphol.



Primeiro, porque, se acontecer alguma coisa, os olhos dos passageiros já estão habituados à luz presente e terão mais facilidade e agilidade em reagir. Segundo, porque se acontecer alguma coisa com os motores ou asas do avião, a tripulação conseguirá ver através das janelas. Depois, as próprias equipas de emergência, como os bombeiros, também preferem as persianas das janelas abertas, para que possam ver imediatamente se há fogo a bordo.