Estabelecimentos comerciais abertos todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados, é uma realidade que pode ter os dias contados em Portugal.

O CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal quer alterar a lei ou criar uma nova cujo objetivo é estabelecer o funcionamento dos estabelecimentos comerciais apenas de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, permitindo o descanso aos domingos e feriados.

A partir deste sábado, vai começar a circular uma recolha de assinaturas a favor desta iniciativa. "Portugal é um dos únicos países da Europa", onde esta realidade ainda existe, segundo revela a sindicalista Márcia Barbosa, à agência Lusa. "Os trabalhadores que saem à meia-noite nos centros comerciais não conseguem acompanhar os filhos e, em muitos casos, a essa hora já não têm transportes para ir para casa."



Este é agora o novo objetivo que se pretende alcançar. Sabes aquele hábito de fazer as compras da semana ou do mês, ao domingo? Ou de combinar com os amigos para ir às compras no feriado? Isso pode ser uma realidade que poderá não existir daqui a uns tempos.