O aumento do custo de vida leva a uma ginástica orçamental e a decisões que nem sempre são as mais saudáveis. Este é o testemunho de uma mulher inglesa que revelou que só come uma vez por semana para poder sustentar os seis gatos.

Com a subida dos preços no supermercado, esta foi a única alternativa que encontrou para poder continuar com os animais. Isto porque, como disse ao Daily Mail, o abandono dos animais não é uma opção para ela.


Yasemn Kaptan, de 46 anos, vive em Tottenham, norte de Londres, e está desempregada desde 2022, quando foi diagnosticada com osteoporose. Com rendimentos baixos - que vão para a renda e as contas - e com a inflação, Kaptan não consegue comprar comida e alimentar os seis gatos. Por isso, decidiu adotar um regime alimentar muito restrito. Come legumes grelhados ou iogurtes uma vez por semana e, nos restantes dias, para enganar a fome, bebe chá de menta ao pequeno-almoço, almoço e jantar.

"Não tenho poupanças, mas não consigo abdicar dos gatos. Eles cresceram connosco. Tenho-os desde que eram bebés. Gastei muito dinheiro para os ter. Eles estão no fim das suas vidas. Não é justo abandoná-los", afirma ao Daily Mail.



Yasemn Kaptan vive ainda com o marido, de quem tem de cuidar, por sofrer de esclerose múltipla. Ela revela ainda que são os gatos que a motivam a seguir em frente e a enfrentar os desafios do dia a dia. "O meu companheiro está preocupado comigo, mas eu já me habituei. Ficarei bem e as coisas vão melhorar. Não há nada que possa fazer, eu não vou livrar-me dos gatos. Tenho-os há 17 anos, são os meus bebés e motivam-me a continuar."


Esta história surge num momento em que crescem as preocupações quanto ao custo de vida, que está cada vez mais alto, tanto em Portugal como em outros países, como Inglaterra.



(Imagens: Facebook)