"Coimbra tem mais encanto, Na hora da despedida".

Durante quatro dias, Coimbra foi o destino de muitos que foram ver os Coldplay ao estádio da cidade. Era um momento muito aguardado - os Coldplay já não vinham a Portugal desde 2012 - e que superou todas as expetativas. Este domingo, foi o último concerto e, no final, houve um momento muito especial.

Em cada concerto, Chris Martin, vocalista dos Coldplay, chamou ao palco um fã para o acompanhar numa música.

No último concerto, o mesmo também era esperado - alguns fãs levaram cartazes a pedirem para terem o momento da sua vida, no palco, com a banda - só que acabou por não acontecer.

Chris Martin não chamou nenhum fã do público para cantar com ele. Em vez disso, preparou um momento ainda mais especial e que surpreendeu tudo e todos.


Para a última música do concerto, Chris Martin chamou ao palco os 5.ª Punkada, banda pop/rock da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, e juntos cantaram "Metade de Mim", canção do disco "Somos Punks ou Não?". Chris Martin que estava apenas a acompanhar a banda portuguesa na guitarra, no final da canção ecoou o refrão em português e pediu ajuda ao público. Os 5.ª Punkada viram um estádio inteiro e os Coldplay a cantarem o refrão da sua música. Foi mais um sonho concretizado em Coimbra.


"Foi o pináculo da experiência dos 5.ª Punkada. Foi algo surreal", afirmou Paulo Jacob, coordenador da banda e projeto, à Lusa, pouco depois da atuação da banda no concerto dos Coldplay.

Para chegarem a este momento, os 5.ª Punkada enfrentaram várias frentes. Primeiro, publicaram, há 5 dias, um texto no Facebook dirigido aos Coldplay a pedir para que se encontrassem. "Estando cá [os Coldplay], pensou-se: porque não conhecê-los? Gostaríamos de um momento em que uma banda conhece outra banda, sendo este um grupo que até já existe há mais anos do que os Coldplay, com algo peculiar como é o facto de ser constituída por cinco elementos com deficiências", referiu Paulo Jacob.



Com a ajuda de alguns contactos da Câmara Municipal de Coimbra, - "O presidente da Câmara de Coimbra apresentou à banda um vídeo e Chris Martin disse logo: 'amanhã [domingo] eles têm de tocar connosco'" - o sonho foi possível de acontecer. Segundo a agência Lusa, Paulo Jacob acordou às 07:30 de domingo com um telefonema a dizer que havia hipótese de tocar com os Coldplay.

E assim foi.



Os 5.ª Punkada formaram-se em 1993 e já contam com três álbuns de originais: "Live in Germany", "5.ª Punkada" e "Somos Punks ou Não?".
Juntos já percorreram Portugal de norte a sul e alguns países como Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França, Grécia, Espanha, Itália e Finlândia.



(Imagens: Reprodução TVI)