Não é novidade nenhuma que muitos alimentos estão associados a diferentes estados de humor como é o caso, por exemplo das batatas fritas.


As endorfinas, consideradas as “hormonas da felicidade”, podem ser geradas a partir de vários alimentos, tais como a banana, abacate, espinafres, ovos, entre outros.


Ainda assim, da mesma maneira que há alimentos que “geram felicidade”, há outros alimentos que contribuem para outros fins, por vezes menos simpáticos para nós, tais como depressão ou fadiga.


O que acontece é que a comida que ingerimos influencia a microbiota intestinal. Isto quer dizer que a microbiota intestinal determina o nosso estado de humor e quantidade de energia.


Matthew Lee Smith, um dos autores deste novo estudo, disse que “a microbiota intestinal pode influenciar a forma como somos, só não a forma como somos agora.” Os autores do artigo investigaram a relação entre energia e fadiga física e mental para com a microbiota intestinal.


A fadiga é muitas vezes associada a uma mera falta de energia quando, na verdade, a má nutrição de uma pessoa é um dos vários fatores que determinam o quão cansada uma pessoa fica.



Ali Boolani, outra autora do estudo, afirmou que “o que comemos determina as bactérias e a microbiota nos intestinos. Com este estudo, chegamos a uma associação entre a microbiota de uma pessoa e o seu humor”.


Por fim, Smith conclui que “perceber como a nutrição e má nutrição estão ligadas à fadiga e à energia é importante porque quebras, fadiga crónica e falta de energia podem diminuir a saúde”.