Decora esta palavra: Rust Out.

Este é o nome do fenómeno mais recente que está a agitar o mundo do trabalho! Falta de motivação, sentir um vazio e mal-estar no trabalho são alguns dos sintomas do Rust Out.

Lembras-te do Burnout? Aquele estado de exaustão completa que nos faz sentir como se tivéssemos sido atropelados por um comboio? Bem, o Rust Out é o seu primo mais preguiçoso. É como se o Burnout dissesse: "Estou fora disto!" e o Rust Out decidisse tirar uma sesta eterna em vez de enfrentar a vida.

Se os teus dias de trabalho são muito monótonos e apáticos, não te preocupes. Não estás sozinho nesta viagem enferrujada. O Rust Out é a nova tendência no mundo do trabalho e há cada vez mais pessoas a aderirem, sem se aperceberem. A melhor forma de descrever o Rust Out é o sentimento de que as esperanças e os sonhos profissionais não se concretizaram, de que a linha entre trabalho e vida pessoal é muito ténue e é a sensação de estarmos presos numa rotina sempre igual.

Então, como se lida com esta ferrugem emocional que está a afetar não apenas o nosso trabalho, mas todas as áreas da nossa vida? Bem, não há uma fórmula mágica, mas ficar parado não é de todo uma solução.


Repensar o que é o sucesso para ti, as tuas prioridades e encarar a realidade e as suas diversas opções. Faz as pazes com o passado e com as escolhas que tomaste até então e procura nova soluções, hobbies e levar mais a sério o descanso, fora do horário de expediente.