O que é que os músicos Shawn Mendes, Joe Perry, Nellly Furtado, Katy Perry, Jay K dos Jamiroquai, Nuno Bettencourt e Sean Paul têm em comum?

1- Shawn Mendes

Shawn Mendes nasceu no Canadá em Pickering, perto de Toronto. É filho de Karen Mendes, uma agente imobiliária inglesa, e de… Manuel Mendes, um homem de negócios português natural de Lagos.


2 - Joe Perry


Joe Perry, o guitarrista dos Aerosmith, membro dos Hollywood Vampires cujo nome completo é Anthony Joseph Perry nasceu em Lawrence Massachusetts, filho de uma professora de liceu de origem napolitana e um contabilista descendente de madeirenses. Vindo da Madeira, o seu avô mudou o apelido de Pereira para Perry para melhor se integrar nos Estados Unidos. Quando esteve em Portugal em 2016, para atuar no Rock in rio com os Hollywood Vampires, Joe Perry disse à RFM que já não sabia falar português mas que um dos seus sonhos era visitar a Madeira. Contactado pela RFM, o presidente do governo regional prometeu que teria todo o gosto em receber o músico assim que ele quisesse visitar a terra dos seus antepassados.


3- Katy Perry


Outra Perry cujo apelido também vem de Pereira é a cantora compositora Katy Perry. Katheryn Elizabeth Hudson, adotou o nome Pereira - apelido de solteira da mãe, originária dos Açores, da cidade da Horta.


4 - Steve Perry


Ainda outro Perry - é Steve Perry (Pereira), vocalista da banda Journey de 1977 a 1987 que deu voz a sucessos como ‘Don’t Stop Believin’e nasceu em 1949, em Hanford na California . Steve tem raízes portuguesas : é filho de Maria Cardoso Quaresma e de Raymond Francis Perry. A mãe nasceu na Prainha do Norte, em São Roque do Pico, na ilha açoriana do Pico. Os seus avós maternos são Manuel Silveira Quaresma, natural da Prainha do Norte, e Maria Quaresma, que nasceu em Lajes do Pico.

Do lado paterno, apesar das raízes mais distantes, Perry também é português. O avô paterno, Frank Perry, que nasceu em Massachusetts, era filho dos imigrantes açorianos João Pereira (mais tarde adulterou o apelido para Perry) e Georgiana Bettencourt Cunha. A avó materna, por outro lado, Lena Perry, era filha de Manuel J. Pereira e Maria Catarina, também nascida em Massachusetts filha de imigrantes da Terceira (Açores).

Numa entrevista a uma radio portuguesa Steve revelou que tem mesmo uma canção em português feita para a mãe que nunca lançou. Chama-se ‘Minha Jóia’.

Steve Perry está na posição 76 na lista dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos" da revista ‘Rolling Stone’. Em 2017, entrou para a "Rock and Roll Hall of Fame".

Jon Bon Jovi considerou-o “The Voice” e é uma das 21 vozes do mítico "We Are the World", gravado em 1985.


5 - Sean Paul


Descendente de portugueses é também Sean Paul Ryan Francis Henriques, o músico jamaicano nascido em Kingston que conhecemos como Sean Paul, responsável por êxitos como "She doesn't mind" , "Temperature", ou " No LIe " com Dua Lipa, é neto paterno de um português que decidiu fazer vida longe. Os seus pais Garth e Frances, eram atletas e a mãe também uma pintora famosa. A origem portuguesa tem a ver com o seu avô paterno – um judeu cuja família emigrou de Portugal para as caraíbas.


6 - Jay Kay


Filho de pai português, até há pouco tempo, Jay Kay dos Jamiroquai não quis nem ouvir falar nele. Dizia-se que, durante anos, os Jamiroquai não tinham atuado em Portugal porque Jay Kay, se recusava a dar concertos no país do pai que o tinha abandonado em pequeno.

O pai do leader dos Jamiroquai , Luís Waddington teve também uma carreira de músico, nos anos 60 como guitarrista do Conjunto Mistério, banda que esteve na génese do Quarteto 1111. Nessa altura chegou a passar por Inglaterra, onde conheceu Karen Kay, cantora de jazz e personalidade televisiva. Desse relacionamento nasceu em 1969 Jason Kay mas só em 2002 no festival Sudoeste é que pai e filho se voltaram a encontrar.


7 - Nuno Bettencourt



São certamente muitos mais os músicos de ascendência portuguesa mas um dos mais ligados a Portugal é, sem dúvida, Nuno Bettencourt, guitarrista dos Extreme que nasceu em 1966 na Praia da Vitoria, na ilha Terceira, nos Açores antes de se mudar com a família, para Hudson, Massachusetts, aos 4 anos.

Em 1985 Bettencourt juntou-se à banda Extreme. No dia 5 de agosto de 1987 fizeram um concerto em Boston com presença de executivos de grandes gravadoras e, em novembro, assinaram com a A&M Records. Por volta de março de 1988, os Extreme fizeram a sua primeira grande apresentação ao público, abrindo um concerto dos Aerosmith (banda também de Boston e de outro músico de ascendência portuguesa - Joe Perry). O seu maior sucesso foi sem dúvida o single "More Than Words", primeiro lugar em vários países, entre eles: Estados Unidos, Holanda, Portugal e Israel.


8 - Nelly Furtado

Nelly Furtado também tem ascendência portuguesa. A cantora canadiana descende de pais oriundos da freguesia de Ponta Garça, da ilha açoriana de São Miguel.

Além de ter ganho um Grammy com “I'm Like a Bird" e "Força" Nelly gravou sucessos como "Turn Off The Light", "Promiscuous" , "Say It Right","All Good Things (Come to an End)" e "Give It To Me". Em 2003, Nelly Furtado editou o album "Folklore", que produziu três singles internacionais: "Powerless (Say What You Want)", "Try" e "Força" - hino do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 realizado em Portugal. Três anos depois, em 2006, lançou "Loose", um sucesso comercial em todo o mundo que conseguiu boas posições nos tops de diversos países, e até outubro de 2009, com mais de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, se tornando-se assim, o álbum mais vendido entre 2006 e 2007 e o 22º da década de 2000.