Será que tens alguma aposta? Quem terá sido? Há quantos anos foi? Como é que foi esta primeira árvore de Natal? É, na verdade, uma história de príncipes e princesas!


A primeira árvore de Natal que alguma vez se fez, em Portugal, foi montada por um alemão que era o marido da nossa rainha D. Maria II, com quem teve 11 filhos. Foi, portanto, rei jure uxoris de Portugal, pelo casamento com a rainha reinante, a 9 de Abril de 1836.


Vindo de Coburg, na Baviera, o católico D. Fernando Augusto de Saxe-Coburg-Gotha trouxe consigo, entre outros costumes, a tradição alemã de se fazer uma árvore de Natal, em casa.


Ele próprio se vestia com um fato verde e branco, de São Nicolau, com sacos pendurados aos ombros repartindo os brinquedos pelos filhos e pelas outras crianças do palácio.



Os presentes eram, dias antes, postos junto à árvore, colocada em cima de uma mesa, enfeitada com velas e frutos, segundo o antigo costume alemão.


O rei pintava, em gravuras, as maravilhosas noites de Natal e representava-se a si próprio a aos filhos, nas ilustrações, muito felizes e contentes.


Em jeito de reconstituição, o Palácio da Pena, em Sintra, chegou a fazer uma exposição com a árvore de Natal de D. Fernando II.



Esta velha tradição alemã que D. Fernando trouxe para Portugal, ao casar-se com a nossa soberana D. Maria II, também foi levada para Inglaterra pelo primo direito de Fernando, Alberto, marido da rainha Vitória.


Está assim desfeito o mistério sobre quem fez a primeira árvore de Natal, em Portugal! A tradição manteve-se até aos dias de hoje em milhares de casas de portugueses e não só!