Viajar é bom!

A RFM deixa-te aqui 12 cidades que deves conhecer em 2018!

Goslar


Em Goslar, podes sentir-te a Branca de Neve ou a Bruxa.

Goslar é uma cidade da Alemanha, no Estado da Baixa Saxônia. É nesta cidade que está o palácio do Imperador (Kaiserpfalz) e diz-se que é em Goslar que “moram” todas as bruxas na Alemanha, muito por causa das lendas das montanhas nesta região do Harz. Quando visitares a cidade, podes ver que há “bruxinhas” em todo o lado e que se tornaram um “símbolo” da cidade.

Perto de Goslar, ficam as famosas minas de Rammelsberg, consideradas um dos maiores depósitos mineiros do mundo. Estiveram mais de 1000 anos em funcionamento e atualmente são um museu muito original.

Conhecida como a “Roma do Norte”, a cidade de Goslar, na Alemanha, foi um antigo centro de fé com cerca de 50 capelas e igrejas.

A cidade é lindíssima e as casas e as ruas de Goslar, típicas da época medieval alemã, podiam ser o cenário de histórias com a da Branca de Neve.


Nova Iorque

Em Nova Iorque vais sentir-te num filme!

Provavelmente o mais conhecido cenário de cinema de sempre: The Big Apple!
Quando vais a Nova Iorque, pela primeira vez, sentes que é aquele lugar “familiar” onde na realidade nunca estiveste mas parece que conheces de toda a vida.
Cenário de centenas de filmes e séries, Nova Iorque é conhecida por “Big Apple” porque, nos anos 20, "apple" (maçã) era uma palavra usada para se referirem às corridas de cavalos da cidade. "Apple" eram os prémios atribuídos nas corridas e, como eram importantes, chamavam-se “big apple”.
O escritor do New York Morning Telegraph, John Fitzgerald, referiu-se às corridas de Nova York como "Around the Big Apple" e o epíteto pegou.
No início dos anos 70, uma campanha para promover o turismo em Nova York adotou a expressão "The Big Apple".
A esquina da 54th com a Broadway, onde John Fitzgerald viveu, foi chamada "Big Apple Corner" em 1997.

Já agora, fica também a saber que se diz que, nos esgotos de Nova Iorque, há jacarés… um mito por certo! Outra história da Big Apple diz que existe um local isolado e escuro no Central Park onde está um banco sobre o qual paira uma estranha lenda

Hong Kong

Em Hong Kong, vais tirar as fotografias mais inusitadas da tua vida!

A deslumbrante cidade de Hong Kong é um destino de férias a considerares. Pensando em cenários de filmes, vais sentir-te quase tão familiarizado aqui como em Nova Iorque.

As atrações turísticas são imensas, mas destacamos um museu muito peculiar!

O Trick Eye Museum. Aqui vais simplesmente tirar as mais inusitadas fotografias da tua vida!
O Trick Eye Museum fica no Peak Galleria, no alto do Victoria Peak.

Algumas obras têm referências a pintores e artistas conhecidos em todo o mundo. Outras obras são sobre Hong Kong e outras são apenas loucas.

As ‘obras de arte’ são a 3D, interativas e criativas e permitem tirares fotografias incríveis como a caires para um abismo ou a seres engolido por um monstro, criando efeitos reais.

É um museu de ‘trompe-l’oeil’, de ilusão de ótica!


Dubrovnik

Em Dubrovnik, sentes-te na “Guerra dos Tronos”.

Fica na Croácia e é conhecida como a pérola do Adriático. Dela disse o escritor George Bernard Shaw: “Se querem ver o paraíso na terra, venham a Dubrovnik”.

Dubrovnik tornou-se num enorme cenário cinematográfico, porque ser o “palco” da famosíssima série “Guerra dos Tronos”. Por esta razão, a cidade tem atraído milhares de fãs da célebre série!

As medievais muralhas de Dubrovnik, com 1.940 metros, construídas entre os séculos XIII e XVI, são um dos grandes motivos de orgulho da lindíssima cidade e nunca foram trespassadas por qualquer exército inimigo.

Stone Town Tanzânia

É na Tanzânia que estão os fósseis dos primeiros seres humanos, encontrados próximos da Garganta de Olduvai, no norte do país.

Esta região é chamada "o berço da Humanidade". Estes incluem fósseis com mais de 2 milhões de anos e as pegadas mais antigas conhecidas.

O país é digno de umas férias!


Sidney

Palavras para quê?!

Down Under… do lado debaixo do mundo fica Sydney, umas das cidades mais escritas na “bucket list” de cada um!

Há lugares, museus e circuitos para todos os gostos. Destacamos a absolutamente espetacular Opera House. Imperdível.

O design é arrojado e o local onde foi construído explica muito bem essa escolha. Só vendo e sentindo in loco. Da Opera House, a vista para a Harbour Bridge é de tirar a respiração.
Este lugar, junto à Opera House, é famoso pelo fogo de artifício na passagem e ano, um dos primeiros de cada ano novo!

São Petersburg

Esta é, para alguns, uma das mais bonitas cidades do mundo, onde imaginamos histórias imperiais e cenários de filmes de czares e de amores no inverno gélido da Rússia.

São Petersburg foi fundada pelo Czar Pedro, "O Grande", em 1703, e deve-lhe o nome. Foi também a antiga capital do Império Russo.

É lá que está o Museu Hermitage, um dos maiores museus do mundo, com mais de três milhões de peças, impossíveis de estarem todas expostas.
Este museu fica no antigo Palácio de Inverno que era a morada oficial dos Czares.

A mágica Catedral do Sangue Derramado, inspirada na Catedral de São Basílio, de Moscovo, é deslumbrante. À noite, fica iluminada e parece o cenário de um filme. Fica na margem do canal Griboedov e foi construída no local onde o Czar Alexandre II da Rússia foi assassinado.


Salamanca

Em Salamanca, vais sentir-te ou o Harry Potter ou mesmo o Cristóvao Colombo!

Digna de um cenário de Harry Potter, também Salamanca merece uma visita em 2018.
Aqui está a Universidade mais antiga de Espanha e a 4ª mais antiga da Europa, depois das universidades de Bolonha, Oxford e Paris.

Foi em Salamanca que Cristóvão Colombo procurou o apoio dos Reis Católicos, no Convento de San Esteban, para seguir até à "Índia" pelo ocidente e chegou às Américas, afinal...
A misteriosa Cova de Salamanca é um dos locais mais curiosos da cidade. Dizem as lendas pagãs que era aqui o lugar onde os estudantes aprendiam ciências de adivinhação e de magia, ao estilo de Harry Potter, em Hogwarts.

Rio de Janeiro

Cidade maravilhosa… corta a respiração vista de cima… e, lá, percebes que toda a cidade é música e ritmo carioca!

Subir ao Pão de Açúcar, subir ao Corcovado e passear em Copacabana, entre outras coisas, devia ser obrigatório ver, viver e sentir, uma vez na vida.

O desenho do calçadão de Copacabana, em forma de ondas, é igual ao do Largo do Rossio, em Lisboa. No Rio, as ondas referem-se ao balanço do mar, em Lisboa, celebram o encontro do Tejo com o Atlântico.
Antes de embarcares para o Rio de Janeiro, fica também a saber porque é que os habitantes se chamam “cariocas”. A palavra vem de uma língua indígena e quer dizer “casa de branco”. Estas casas, feitas de pedra, eram usadas pelos primeiros habitantes portugueses para se protegerem dos ataques de arco e flecha dos índios.

Bruges

Em Bruges, vais sentir-te dentro do cenário de um filme romântico.

É uma cidade belga, lindíssima e chamada “Veneza do Norte” por causa dos muitos canais que a atravessam e a circundam.
Os canais ligam Bruges a cidades vizinhas como a de Gante, importante cidade dos tempos áureos do comércio flamengo da Flandres. Em Bruges existia uma sucursal do Banco dos Médicis, mais rica do que a sede em Florença.
Em Bruges, está o Museu da Batata Frita, o “Frietmuseum”, dedicado à batata frita, no lindíssimo edifício Saaihalle, do século XIV.

Aqui podes saber tudo sobre a história da batata e a história da batata frita e também as técnicas de preparação e tempero da batata frita que se diz teve origem belga! Podes provar também batatas fritas.

É ainda em Bruges que está uma das mais antigas prisões da Europa, "De Oude Steen" (The Old Stone).

Berlim

“Ich bin ein Berliner…!”

É aqui que podes comer as originais bolas de Berlim e não são nada parecidas com as “nossas”!
Chama-se Berliner Pfannkuchen ou simplesmente Berliner.
A Berliner é diferente das nossas bolas de Berlim. É feita com uma farinha doce, frita em óleo ou outra gordura. Existem sem recheio ou são recheadas com compotas de frutos vermelhos ou chocolate. São polvilhadas com açúcar em pó.
Em Berlim, em vez de tuk-tuk, podes fazer tours pela cidade nos “Trabis”.
Os “Trabis” são os “Trabrants”, ou seja, carros que existiam na antiga Alemanha Oriental, com pouca potência e que deixaram há muito de se fabricar. Marcaram, porém, uma época e fazem parte da História de Berlim. São usados como os nossos tuk-tuk para fazer tours pela cidade.
Berlim é um mundo e, só para veres os museus todos da cidade, ias precisar de mais de um mês. Para teres uma ideia, em Berlim há a ilha dos museus, onde está uma grande parte deles!
Existem, pela cidade, pedaços isolados do muro e marcas no chão nos locais onde o muro dividia as duas partes de Berlim.

Amarante

Se fores em agosto, diz que o diabo anda à solta.

Amarante merece um passeio atento a pé, sem esquecer o Convento e Igreja de S. Gonçalo (mandado construir em 1540) e a famosa varanda dos reis, com figuras de monarcas portugueses. É em Amarante que está o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, natural da cidade.
Famosa é também a festa dos Diabos, um cortejo que, a 24 de Agosto, “lembra” o regresso dos “Diabos de Amarante”, um diabo e uma diaba.
Acreditava-se que, neste dia de agosto, o “diabo andava à solta”. Podes saber toda a estranha e enigmática história dos diabos de Amarante se visitares a cidade!
A verdade é que, durante as celebrações, seguem mais de 300 mascarados de diabos e diabas com trajes vermelhos ou pretos, depois tem lugar o baile dos mafarricos, que termina, à meia-noite, com uma queimada.