A construção, a exposição dos oceanos com olharapos, pavilhões, vulcões de água, e a realidade chamada Parque das Nações - esta é a base para um espetáculo multimédia que podes até 2 de junho por baixo da pala do Pavilhão de Portugal, quando se assinalam 20 anos da Expo 98.

Às tuas memórias (ou nem por isso!) vais poder juntar muitas fontes e um ecrã de água, com 30 metros de comprimento e 10 de altura, onde serão projectadas imagens da Exposição de Lisboa. O espetáculo é da Associação Turismo de Lisboa com a Câmara de Lisboa e a EGEAC e envolve 9 olharapos.

Os olharapos, um grupo de figuras meio humanas, meio metálicas que desfilava pelo recinto várias vezes por dia, regressam com as rodas, as armações, e olhos curiosos, ao som do hino da EXPO98 que se chama PANGEA. As imagens fazem parte do espólio da RTP e foram seleccionadas por Mário Augusto, com a voz de Eduardo Rêgo.


Durante 4 meses e 1 semana, a EXPO98, cuja mascote é o GIL, de braços abertos, recebeu mais de 11 milhões de visitantes e a vida naquela zona de Lisboa que nunca mais foi a mesma.

A iniciativa é da ATL, em parceria com a Câmara de Lisboa e a EGEAC, para assinalar uma data que fica, para sempre, na história da cidade.