Só de olhar já cheira a manjerico.

Porque é que compramos, oferecemos e temos manjericos, nos Santos Populares?

E porquê vasos com manjericos e não vasos com coentros?

E sempre é verdade que estamos proibidos de cheirar os manjericos diretamente com o nariz sem os matarmos?!?

O manjerico é conhecido como a “erva dos namorados” porque, segundo uma velha tradição, os rapazes davam pequenos manjericos, em vasos, às namoradas, por altura do Santo António, o Santo casamenteiro.

Esta oferta funcionava, em tempos, praticamente como um compromisso tão forte como um pedido de casamento.





Esta planta, na verdade uma erva aromática como os coentros, a salsa ou os orégãos, crescia e cresce na primavera e, por esta razão, estava já em bom tamanho, por altura do Santo António, para se tirar da terra e colocar em vasos.

Sucede que o manjerico é uma planta muito sensível e necessita de grandes cuidados. Na verdade, a namorada, ao receber o manjerico do seu “conversado”, devia tratar da planta durante um ano até o manjerico ser substituído no dia de Santo António do ano seguinte.

Além da planta, o vaso traz também um cravo feito em papel e uma pequena bandeira com um verso popular alusivo ao amor.

E agora o nariz, o cheiro e o manjerico… é um mito não podermos cheirá-lo diretamente? Quem domina a botânica e a agricultura diz que é um mito.



Os manjericos duram pouco tempo, quer cheirados com o nariz, quer só tocando com a mão!

Como é que podemos fazer durar um pouco mais os nossos manjericos? Segundo algumas opiniões, deve pôr-se água no prato por baixo do vaso do manjerico e manter esta humidade nas horas de muito calor… quando há calor! À noite, deve retirar-se este prato com água.


O manjerico é da família do manjericão, e também se pode chamar basílico. Pertence à Ocimum minimum e tem origem na Índia.

Podemos usar o manjerico na comida! É também uma planta medicinal e faz bem às gripes, à constipação, aos problemas digestivos e afins!

Seja como for e para o que for, o manjerico é a planta "oficial" dos Santos Populares, em Portugal.