Depois de passarmos semanas a queixarmos-nos das baixas temperaturas que se registaram em Portugal no inicio deste verão, está aí uma vaga de calor que faz disparar todos os alertas.

Por estes dias os termómetros vão subir acima dos 40 graus em grande parte do território do continente. Em algumas zonas do país estão mesmo sob aviso vermelho, o mais elevado.

Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Guarda são os distritos que estão sob aviso vermelho até sexta feira.

Em algumas zonas do interior da península Ibérica os termómetros vão mesmo subir aos 48 graus, de acordo com o Met Office inglês.



Esta vaga de calor leva a que os concelhos de Alcoutim, Tavira, Castro Marim, no Algarve, e Marvão, em Portalegre, estejam sobre risco máximo de incêndio.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), além destes quatro concelhos em risco máximo, outros 55 municípios dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Braga, Vila Real e Bragança estarão em risco muito elevado, o segundo mais grave.



O ar quente, que vem do Saara, trás também poeiras do deserto, o que aumenta o risco de problemas respiratórios. É, por isso, aconselhável beber muitos líquidos (evitar os alcoólicos…), procurar ambientes frescos. Uma ida ao centro comercial pode ser uma opção. Evita a praia nas horas de maior calor.