A Melhor Amiga da Barbie está com o Wi-fi da RFM da Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura todas as quintas-feiras para falar de moda e lifestyle.

Nas últimas semanas foram lançados uma série de livros sobre "burnout", o assunto não podia estar mais na ordem do dia - o que é lamentável, já que só acontece porque os sintomas de burnout são cada vez mais visíveis. Resumidamente é um estado complexo de fadiga e stress exagerado que pode ter consequências muito complicadas. Nomeadamente confusão mental, baixa auto-estima, atitudes irracionais entre outras coisas chatas que devemos ao máximo evitar.

Hoje partilho convosco algumas dicas práticas para combater a fadiga e promover o bem-estar naqueles dias em que estamos tão engolidos pelo stress, trabalho ou problemas que não conseguimos descortinar. Mas não se esqueçam : se sentem que as coisas estão a fugir ao vosso controlo, procurem um especialista que vos possa ajudar com apoio psicológico.

1 - Refresca-te!

Se estiveres em casa toma um duche e se estiveres num sitio onde isso não seja possível... vai até uma casa de banho e molha o rosto, o pescoço e os pulsos com água fresca. Esta acção é revigorante e quase uma "wake up call" do estado de stress em que nos encontramos.

2 - Vai Para a Rua!

Independentemente de como estiver o dia lá fora - e bem sabemos como tem estado de chuva... uma simples caminhada ao ar livre, para para beber um chá ou uma água e apanhar ar fresco.

3 - Mexe-te!

Passamos grande parte do dia sentados. Especialmente quando estamos angustiados ou nervosos com alguma coisa, parece que se largarmos o nosso posto de trabalho as coisas vão descambar ainda mais. Mas é importante que nos possamos levantar, o chamado "esticar as pernas" é literalmente isso. Se possível fazer alguns alongamentos e permitir que o nosso corpo relaxe um pouco - já que aparentemente a nossa cabeça não consegue.

4 - Procura algo que te faça rir.

Talvez não seja muito simpático que - no meio de um trabalho em equipa em que todos estão em modo cinzentão - te ponhas a ver um vídeo no youtube que te faça rir. Aqui deixo ao critério da sensibilidade de cada um perceber como pode fazer isto... se em grupo se sozinho. Mas pode ser uma óptima ideia procurares algo que te faça rir!

5 - Faz boas escolhas alimentares.

Há alimentos que nos despertam! E que nos dão uma boa sensação de energia : as laranjas são um óptimo exemplo ( todos os cítricos na verdade ). Regra geral os alimentos mais crocantes também nos ajudam a ficar despertos e activos : frutos secos e vegetais crus!

Sabe mais AQUI

E-mail : amelhoramigadabarbie@gmail.com