Agora que as rotinas normais se alteraram é necessário criar outras rotinas. Quando uma família inteira, com filhos, partilha o mesmo espaço é absolutamente necessário criar novas rotinas para nos mantermos ativos, produtivos e saudáveis.
Apesar de cada caso ser um caso e de haver famílias com vários filhos, de várias idades, e outras só com adultos e outras ainda com avós, a RFM deixa-te aqui umas sugestões de um plano de atividades que ajudam a organizar a tua nova rotina.
Se tiveres filhos em idade escolar, não há nada como seguir um plano. Afinal, tê-los em casa sem nada para fazer pode ser a loucura.
A RFM deixa-te aqui uma estrutura de plano que podes adaptar à realidade aí de casa.


9h - Acordar e “engonhar” um bocadinho em pijama. Tomar o pequeno-almoço e espreitar as redes sociais.


10h - Fazer alguns exercícios e trabalhos das disciplinas da escola. É válido para os mais velhos, do ensino secundário e universitário. Nem pensar que estão fora disto! Se tu estás em teletrabalho, dá-lhe com ânimo!




11h – Redes sociais. Temos de estar em contacto uns com os outros e a aplicação House Party, por exemplo, proporciona isso mesmo: todos separados mas todos juntos, no lazer e no trabalho.



12h – Dois elementos da família na cozinha a preparar o almoço e outros dois elementos (adaptas ao número de pessoas que a tua família tem) fazem as camas e dão um jeitinho na casa de banho

13h – Almoço em família



14h – Jogos de tabuleiro! Eish… há quanto tempo não fazias isto! Vamos lá! Sabe bem! Em alternativa Quizz com perguntas ou desenhos ou a partir de emojis tentar adivinhar provérbios e ditados




15h – Arrumar a roupa e finalmente pôr ordem os quartos e a cadeira da vergonha, cheia de tralha 😊



16h – Ler, ler. Ler. Mais do que nunca, as nossas cabeças devem continuar ativas e ler é sempre o melhor remédio! Tens com certeza várias opções na estante!



17h – Exercício físico. Temos de contrariar o sedentarismo a que o isolamento nos vai forçar sem darmos quase por isso. Com as crianças ou cada um por si, temos de pôr o corpo em movimento! Andar pela casa é uma opção. Se tens escadas em casa, sobe e desce 10 vezes. Depois, há online vários exercícios que podes seguir. Há até diretos nas redes socias. Junta-te a essas classes e toca a participar.



18h – Redes sociais. Socializarmos à distância e mantermo-nos informados é necessário.


19h – Engomar roupa, lavar e estender ou apanhar da corda. Ensinar os miúdos a dobrar meias e outras roupas que não precisem de ser engomadas.


20h – Uns põem a mesa, outros fazem o jantar em conjunto. Jantar em família.


21h – Vídeo chamada com os avós. Eles precisam mais do que nunca de estar connosco, apesar de ser à distância!


22h – Os mais novos vão deitar-se e os mais velhos podem finalmente ver uma série!




Como deves estar em teletrabalho, durante uma boa parte destas horas, mantém a calma e a tranquilidade e pede aos teus filhos que não façam muito barulho!


Somos capazes! Vamos conseguir!


A RFM está contigo, também a partir de casa!