Faz parte do ADN português fazer bastante autocrítica e até dizemos muito que fazemos as coisas “à portuguesa”, ou seja, “de qualquer maneira e para desenrascar”. Certo é que, quando somos chamados a algo importante e a mostrar a “nobreza” da nossa essência, sabemos fazer e orgulhamo-nos disso.

Este foi mais um desses casos! Soubemos honrar o que nos foi pedido, a bem de todos e por todos. Para além dos bons resultados que o comportamento dos portugueses pode ter – e esperamos que o tenha – no controlo da epidemia, ainda nos valeu um elogio que veio do país vizinho!

Apesar de maioritariamente morenos e com menos de 1,90 m, temos saudades e fado, ruas estreitinhas, sol e praia e chegamos atrasados. Só que desta vez, fizemos tudo, ao que parece, a horas!




Foram os espanhóis a apelidar-nos de “suecos do sul”, porque Portugal foi rápido a implementar medidas de contingência e de isolamento e, depois, porque os portugueses têm sido disciplinados e exemplares a cumpri-las.

Quem o diz é o artigo do El País que elogia a forma como Portugal está a saber lidar com a pandemia e com todas as medidas decretadas pelo governo e pela DGS.

Avança ainda o jornal espanhol que o os planos de contenção, a união política e o comportamento da população têm sido melhores e mais eficazes do que em países com maiores recursos económicos do norte da Europa.


É um elogio que nos deixa orgulhosos. Também é particularmente motivador sabermos que estamos todos unidos neste combate e que todos temos tido comportamentos responsáveis e conscientes.

Este tipo de louvor ao povo português, entretanto, já chega um pouco de todo o lado. É um orgulho conseguirmos unir-nos nestes momentos.


Vamos continuar a mostrar a nossa raça portuguesa!!