Onde "nasceram" as bicicletas?

NO DIA MUNDIAL DA BICICLETA, FICA A SABER QUEM A CRIOU


Habitualmente ligamos as bicicletas à Holanda, por razões óbvias. Só que não foi neste país que a bicicleta "nasceu". Foi criada, não muito longe, num outro país.


Ao que parece, a Holanda é o país do mundo onde circula o maior número de bicicletas, uma vez que para cerca de 17 milhões de habitantes existem 22 de milhões de bicicletas.


Para além de ser o meio de transporte oficial das autoridades e dos serviços como os correios, muitos habitantes têm mais do que uma bicicleta, que usam para o trabalho e para momentos de lazer.



No entanto, a bicicleta não nasceu na Holanda e só se popularizou na região muitos anos depois de ter sido inventada.


Ao que parece, a bicicleta, com as características pelas quais é conhecida, nasceu em 1817 pela mão de Karl von Drais, alemão.

Com o objetivo de desenvolver um meio de transporte mais rápido e eficiente e até melhor de manter do que os cavalos que se utilizavam na altura, surgiu a ideia de criar a bicicleta que foi apelidada de “máquina corredora”.


Apesar de o modelo inventado pelo alemão Karl von Drais ter sido feito em madeira, surgiram, com o tempo, outras variações a ferro e com pedais até se chegar à bicicleta que, atualmente, conhecemos e utilizamos.


Ainda antes de se popularizarem na Holanda, a bicicleta inventada por Karl von Drais fez sucesso em França e Inglaterra, tendo aí ganho muitos adeptos.


No entanto, após o final da 2ª Guerra Mundial, o crescimento exponencial da utilização dos carros sobrepôs-se às bicicletas, que começaram a ser mais utilizadas pelas crianças.


Na Holanda, entre 1950 e 1960, com a massiva utilização dos carros, as estradas ficaram sobrelotadas, o trânsito interminável e as bicicletas perderam o espaço que tinham nas ruas. Para além de que, com a pouca fiscalização na estrada, se multiplicaram os acidentes. Muitos habitantes saíram à rua para exigirem melhores condições de ciclovias, pelo que até foi formado um movimento social que pedia segurança na estrada para todos e especialmente para as crianças.


A crise do petróleo, que aconteceu no Médio Oriente, em 1973, quando os países produtores de petróleo pararam as exportações para os Estados Unidos e para a Europa Ocidental, afetou todos aqueles que utilizavam como meio de transporte principal o carro.


Todas estas pressões obrigaram o governo holandês a investir em melhores ciclovias e em mais direitos para aqueles que as utilizavam. A partir desta decisão, as estradas foram adaptadas para que as bicicletas conseguissem circular da mesma forma que os carros.



Com o passar dos anos, muitos habitantes trocaram os carros pelas bicicletas por ser um meio de transporte mais prático e até mais sustentável, tendo influenciado as gerações mais novas a preferirem a bicicleta nas suas deslocações diárias.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Eles já confirmaram presença n...Eles já confirmaram presença no Rock in Rio Lisboa 2022ELLIE GOULDING JUNTA-SE AOS BLACK EYED PEAS, DAVID CARREIRA E IVETE SANGALO DIA 19 DE JUNHO NO ROCK IN RIO LISBOA 2022maisEsta ilha paga aos turistas qu...Esta ilha paga aos turistas que a quiserem visitar este verãoSE ESCOLHERES ESTE DESTINO PARA AS TUAS FÉRIAS, PODES RECEBER ATÉ 200 EUROSmaisEstamos todos cansados das vid...Estamos todos cansados das videochamadas, mas as mulheres são as mais afetadasESTUDO DIZ QUE A DIFERENÇA ENTRE HOMENS E MULHERES ESTÁ NA JANELA ONDE NOS VEMOS A NÓS PRÓPRIOS NAS VIDEOCHAMADASmaisParabéns, Simão! Vencedor do V...Parabéns, Simão! Vencedor do Voice Kids PortugalSIMÃO OLIVEIRA É O VENCEDOR DO THE VOICE KIDS PORTUGAL E O MENTOR FOI O FERNANDO DANIELmaisVem aí a 3.ª fase de desconfin...Vem aí a 3.ª fase de desconfinamento: vê o que abre no dia 19 de abrilO PRIMEIRO-MINISTRO APRESENTOU, ESTA QUINTA-FEIRA, O FIM DE ALGUMAS MEDIDAS DE RESTRIÇÃOmaisTelma Monteiro sagra-se campeã...Telma Monteiro sagra-se campeã europeia de judo pela 6.ª vez!A JUDOCA PORTUGUESA CONQUISTOU A SUA 15.ª MEDALHA NO CAMPEONATO EUROPEUmaisEm vez de um baloiço, este mir...Em vez de um baloiço, este miradouro português tem uma bicicleta para apreciar a vistaFICA NO MONTE DO COLCURINHO, EM OLIVEIRA DO HOSPITAL, E OFERECE UMA VISTA INCRÍVEL A QUEM O VISITAmaisAluna é obrigada a usar venda ...Aluna é obrigada a usar venda em exame e a polémica estalou!UMA ALUNA FOI OBRIGADA A USAR UMA VENDA DURANTE UM EXAME ORAL À DISTÂNCIA E A POLÉMICA REBENTOU EM ITÁLIAmais“Tomem atenção” -  diz Brian M...“Tomem atenção” - diz Brian May dos Queen, sobre o grupo do português Ricardo AfonsoA VOZ PORTUGUESA DO MUSICAL DOS QUEEN ESTÁ DE VOLTA COM UMA NOVA BANDAmais
Top