No dia em que foi declarado o estado de emergência, em Portugal, a 19 de março, o Turismo Centro lançava um vídeo de 50 segundos, intitulado “Haverá Tempo”, em que apelava aos portugueses para que ficassem em casa.


O confinamento mexeu com as nossas rotinas, formas de estar e pensar. A vida desacelerou e, de repente, não sabíamos reagir a esta realidade.

Com uma mensagem de pausa e esperança, o vídeo transmitia a ideia de que “haveria tempo” para voltarmos a sair à rua para desfrutarmos do melhor que Portugal tem.



“Haverá tempo para voltar a dar asas aos nossos sonhos, de abraçar quem amamos” e “Haverá tempo para viajar, para correr, para voar. Até lá, ficaremos em casa” são algumas das mensagens proferidas naqueles 50 segundos. E que não ficaram indiferentes a ninguém, nomeadamente ao 53.º Festival Internacional de Filme e Vídeo de Los Angeles, nos EUA.


“Haverá Tempo” foi distinguido com um Certificado de Excelência Criativa, na categoria Responsabilidade Social. Portugal concorreu ao festival com mais de mil filmes, de 26 países.

E agora, chegado o tempo, é importante aproveitar o nosso país, fazendo férias cá dentro, mas com um sentido de responsabilidade. Por ti e pelos outros.