Hoje a noite é de São João que é festejado em várias cidades e vilas de Portugal. É certo que as atenções estão postas na noite de São João, no Porto, onde se fazem cascatas sanjoaninas e se lançam balões.

Este ano, porém, há um horário específico para o lançamento de balões, na Invicta, é entre 21:45 horas de hoje, de dia 23 de junho, e a 01:00 da manhã de dia 24, dia de São João. Fora deste horário não é permitido lançar os famosos balões de São João.


Diz a canção que o São João é bem bonito e que não há nenhum assim, com os seus caracóis de ouro e o seu cordeirinho ao pé. Diz também que as moças são ainda mais bonitas na noite de São João e que basta um balão para brincar.



As moças são continuar bonitas e a cidade do Porto enche-se de balões de São João (dentro do horário estabelecido), de martelos ou “alhos-porros” e de cascatas sanjoaninas.

Fazem-se cascatas sanjoaninas em homenagem ao São João.

As cascatas são habitualmente feitas na rua e são construídas conforme a criatividade, o tempo e a “paciência” de cada um ou de cada grupo de vizinhos ou de amigos.

A cascata sanjoanina consta da construção de uma “aldeia”, numa espécie de encosta, em declive, cheia de pequenas casas, com uma cascata de água e várias figuras que representam profissões e, naturalmente, o São João.

Diz-se que a tradição apareceu no século XVII e pode ter surgido do hábito de montar presépios.



Ou seja, tal como no Natal se constroem presépios em casa, também por altura do São João se “pegou” no presépio e se fez a substituição das figuras de José, Maria, o Menino Jesus, os reis magos e os pastores pelas figuras do dia-a-dia daquele tempo: a lavadeira, a leiteira, o soldado, o pastor, o pescador, o moleiro e outras figuras de profissões que, agora, já não existem. Também se colocavam os animais que andavam, naqueles tempos, pela cidade como como burros, ovelhas, bois e cavalos.

Na cascata é imprescindível, e sempre em lugar de destaque, a figura do São João que deve encimar a cascata sanjoanina.

A presença da água e do São João estão ligados ao batismo de Jesus por São João Baptista.



Relembrada a história e a origem das cascatas sanjoaninas, viva o São João!

Feliz São João para o Porto, para Almada e para todas as vilas, aldeias e cidades onde se celebra, dia 24 de junho, este Santo bonito... bem bonito que ele é!