A vida de Isabel muda quando, em 1998, ao chegar a casa, descobre que o seu filho de 11 anos, Pedro, desapareceu sem deixar rasto. A família perfeita desmorona-se e a vida desta mulher também.


Isabel é o rosto do desespero e do sofrimento e faz tudo para encontrar o seu filho. O caso ganha eco nas televisões e jornais. Portugal acompanha o desaparecimento de Pedro e sofre também com aquela mãe.

As autoridades descobrem um suspeito, mas faltam respostas. Resta apenas a esperança desta mãe, que mantém viva a busca pelo seu filho, e que acredita que ele está vivo.

Este é o retrato que nos traz o filme “Sombra”, inspirado no caso verídico de Rui Pedro, o menino de 11 anos, que desapareceu, em 1998, em Lousada, e que nunca foi encontrado. O filme realizado e escrito por Bruno Gascon estreou nos cinemas em outubro e, agora, terá estreia na televisão nacional. Vais poder ver a partir desta quarta-feira, 29 de junho, em versão minissérie, a partir das 21 horas, na RTP1. Ao todo, serão quatro episódios transmitidos semanalmente sempre no mesmo dia da semana e horas.



“Sombra” é uma homenagem a todas as mães de crianças desaparecidas. O realizador, Bruno Gascon, falou com a mãe de Rui Pedro, Filomena Teixeira, e outras progenitoras que passaram por uma situação semelhante.


O papel de Isabel é interpretado pela atriz Ana Moreira e no elenco estão outros nomes sonantes como Vítor Norte, Lúcia Moniz, Ana Bustorff, Joana Ribeiro e Sara Sampaio.


"Sombra" teve estreia mundial no Festival de Cinema Barcelona - Sant Jordi e arrecadou dois prémios: o de melhor obra, atribuído pela Associação Catalã de Críticos, e o "Filme-História", destinado ao "melhor filme pelos seus valores históricos".



(Imagens: Reprodução trailer Youtube)