É a vila, do distrito de Coimbra, onde se respira o ar mais puro. Como se não bastasse, dá também o nome a uma marca de águas, que é a mais vendida em Portugal, e que exporta para África, Macau, Estados Unidos e Europa.


Falamos, pois, de Penacova, onde a RFM vai estar, no dia 17 de agosto. A tua rádio vai percorrer a mítica Estrada Nacional 2, de 14 a 23 de agosto, para te dar a conhecer alguns dos tesouros do nosso país.



E Penacova é um deles. No início do século XX, esta vila portuguesa era um local de eleição para aqueles que queriam usufruir da qualidade do seu ar e das suas paisagens. Também conhecidos por aristas, estes visitantes passavam longas temporadas em Penacova.


Passado todo este tempo, continua a ser um local de excelência para aqueles que querem fugir da rotina e respirar ar puro. O que faz do ar de Penacova tão diferente das outras regiões de Portugal? A orografia que o território de Penacova apresenta fazem com que a natureza e o ar sejam únicos.

E por ser tão especial foi criado o “Roteiro do Arista”, que é constituído por oito locais turísticos, cujo nome tem a letra que formam a palavra “Penacova”. P – Penedo do Castro; E – MostEiro de Lorvão; N – ForNos da Cal; A – MirAnte Emydgio da Silva; C – ReConquinho; O – MOinhos de Gavinhos; V – Vimieiro; A – LivAria do Mondego.



Penacova é o local onde respiras o melhor ar e não só. Esta vila tem também a Água das Caldas de Penacova, S.A., que elevam o seu nome em Portugal e além-fronteiras. É a marca de águas mais vendida do país e exporta para África, Macau, EUA e Europa, onde se destacam os mercados espanhol e francês.

E, assim, percebes que Portugal tem tudo para triunfar no seu mercado e lá fora também. Não precisamos de sair do país para encontrar estes tesouros que a RFM dá-te agora a conhecer.