"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.


A sugestão desta semana é uma receita do meu novo livro, Doce e (Mais) Saudável, que apresenta novas receitas, doces mais saudáveis, mas sem perderem sabor, sugestões irresistíveis que vão deixar miúdos e graúdos a babar! Receitas fáceis e deliciosas que eu confeciono sem utilizar açúcar refinado, sem corantes nem conservantes, sem glúten; algumas vegan, outras sem lactose. Opções mais ou menos económicas, para qualquer altura do ano, para várias ocasiões e gostos: para começar bem o dia, lanches ou piqueniques; para gulosos com pouco tempo; de inspiração tradicional; e doces para festividades. A garantia: doces com um sabor inesquecível para partilhar com a família e os amigos! O livro está à venda em todas as livrarias, espero que gostem!


Ingredientes:

Bolo:
3 ovos
225 g de açúcar mascavado
225 g de farinha sem glúten
200 g de cenoura picada
100 g de manteiga sem sal amolecida
½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
½ colher de sobremesa de canela em pó
½ colher de sobremesa de fermento em pó sem glúten

Creme cheesecake:
1 gema
200 g de queijo creme
100 g de açúcar mascavado fino
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sobremesa de essência de baunilha biológica

Modo de Preparação:

Creme cheesecake: bater o queijo creme com o açúcar. Juntar os restantes ingredientes e bater até obter um creme uniforme.

Bolo: pré-aquecer o forno a 175° C. Untar um tabuleiro com manteiga e forrar compapel vegetal também untado, deixar de fora duas bordas maiores de papel para ajudar depois a desenformar.
Bater os ovos com o açúcar mascavado e a manteiga. Juntar a cenoura e a canela. Envolver a farinha, o fermento e o bicarbonato. Espalhar 2⁄3 da massa de bolo no tabuleiro. Barrar o creme cheesecake por cima. Colocar por cima a massa de bolo restante. Levar ao forno durante 30 minutos. Deixar arrefecer, retirar do tabuleiro e cortar aos quadrados.