Um gato, a primeira-ministra Jacinda Arden ou o secretário de Estado da Saúde da Nova Zelândia, Ashley Bloomfield: um deles pode ganhar o prémio cidadão do ano.


Esta distinção foi criada em 2010 e visa premiar os neozelandeses que se destacam em áreas como a ciência, negócios, cultura, educação, entre outros, e que tiveram um impacto positivo no país.


Mittens destaca-se por ser um nomeado diferente. O gato tem 10 anos, vive nas ruas de Wellington, capital da Nova Zelândia, e é uma figura muito conhecida pelos habitantes. Dorme e come em qualquer estabelecimento comercial, casas, universidades e igrejas. Não tem um dono, mas sim vários, uma vez que é tratado por todos os moradores da cidade.



Além de fazer sucesso nas ruas de Welligton, Mittens também não fica indiferente a ninguém nas redes sociais. Tem um grupo no Facebook, que conta com mais de 50 mil membros, e uma conta no Instagram com mais de 5 mil seguidores.



Agora, é um dos candidatos ao prémio cidadão do ano, juntamente com a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden, e o secretário de Estado da Saúde, Ashley Bloomfield, que lidera a luta contra a Covid-19 no país.


O vencedor será apenas conhecido no dia 18 de março do próximo ano. Até lá Mittens continuará com a sua vida tranquila pelas ruas de Wellington.