As bicicletas são cada vez mais sustentáveis, amigas do ambiente e, por isso, são o meio de transporte predileto de cada vez mais pessoas, principalmente nos países da Europa do Norte. Faça sol, chuva, tempo mais frio ou mais ameno, há pessoas que não largam a sua bicicleta nem por nada.


O dia europeu sem carros, que se assinala, hoje, dia 22 de setembro, pode ser o início de uma maior conscientização sobre a utilização das bicicletas. Na Europa do Norte, a maioria das populações prefere as bicicletas em detrimento dos carros, seja para curtas ou mais longas viagens. As cidades do norte da Europa são mais planas, não são tão quentes como o nosso país e, de uma forma geral, as pessoas vivem mais perto do trabalho e podem deslocar-se de metro ou de comboio com as suas bicicletas.



Mesmo que em Portugal não exista o hábito de ir de bicicleta para o trabalho ou para a escola, haja tempo quente e muitas cidades tenham subidas e descidas, Portugal tem cerca de 2000 kms de ciclovia, sendo que dois terços se encontram em Lisboa, a cidade que ajuda a pagar bicicletas a residentes, estudantes e trabalhadores.


Para além disso, o nosso país foi considerado o maior produtor de bicicletas da União Europeia!


Nos meses em que o nosso país foi abalado pelo confinamento, houve várias famílias que começaram a deixar o carro à porta de casa e a investir em bicicletas tanto para os miúdos como para os graúdos. Aí, a procura aumentou a olhos vistos e levou Portugal a posicionar-se como o 4.º país europeu que anunciou mais ciclovias durante a pandemia. No entanto, Portugal está em 10.º lugar em número de quilómetros construídos.


Mas, nesta altura e neste dia, em especial, todos os esforços contam! Para além de Lisboa, que já construiu 12 km dos 76 prometidos, também Matosinhos, Cascais, Vendas Novas e Guarda já passaram dos planos do papel para a prática.


Em todo o país, já foram construídos quase 20 dos 155 kms prometidos desde que a Covid-19 chegou a Portugal. É sinal de que, em breve, muitos ciclistas podem passar a trocar o carro pela bicicleta e não só no dia europeu sem carros, mas sim, sempre que o quiserem fazer. Para o bem da saúde de cada um e do planeta!