Uma das coisas que me dá mais prazer são as sessões de Health Coaching... é fantástico ver a vontade de mudar e a mudança a acontecer nas pessoas que acompanho. Um dos pedidos mais comuns são dicas para aumentar o consumo de vegetais. Em nossa casa existem vegetais em praticamente todas as refeições... sim : até nos lanches e no pequeno-almoço. E é mesmo muito fácil integra-los... até para quem torce o nariz!

Uma dica extra : se tiverem crianças, vão insistindo e variando, é super normal que não adorem, mas se não desistirem de lhes tentar oferecer vegetais o mais provável é que rapidamente se habituem e se transforme num hábito de prazer :)

5 - Smoothies de Fruta e Vegetais.

Esta solução é óptima para pequenos-almoços ou lanches. O truque passa sempre por encontrar o equilíbrio entre a quantidade de fruta e vegetais. Sendo que as opções mais comuns são os espinafres, a couve kale, o aipo e

a alface. Se escolherem frutas mais doces - como a banana madura ou frutos tropicais - conseguem quase anular o sabor dos vegetais. Cá em casa juntamos sempre sementes, um pouco de sumo de limão e está pronto! :)

4 - Crepes com Espinafres ou Beterraba.

As receitas de massa de crepes são super fáceis e versáteis! Tendo a base podemos rechear com o que quisermos. Um truque que costumo ensinar é o seguinte : coloquem os ingredientes que usam habitualmente na vossa massa para crepes num liquidificar e acrescentem um punhado de espinafres, cenoura ralada ou beterraba cozida ( uma destas opções ) , os crepes ficam coloridos - verdes, laranja ou rosa e os miúdos adoram estas novidades.

3 - Pesto.

É uma das minhas formas preferidas de aproveitar sobras ou ter uma refeição rápida. Até a rama de cenoura é uma opção válida quando a ideia é fazer um molho verde! :) O manjericão faz sempre parte dos ingredientes, mas aqui em casa usamos vários tipos de verduras, especialmente espinafres. Como não consumo queijo a levedura nutricional e as sementes de abóbora são outros dos dois ingredientes chave.

2 - Purés.

Poucas pessoas não apreciam puré de batata. A verdade é que sem grande ciência podem acrescentar legumes a estes purés ou... fazer purés de legumes! Seguindo o mesmo principio da receita podem fazer deliciosos purés de couve-flor - para que o aspecto seja similar - ou de brócolos. O ideal nestes casos é usar a varinha mágica para ter um aspecto uniforme.

1 - Hamburgeres ou Lasanhas com Vegetais.

Em todas as receitas onde exista carne picada ou algo similar, conseguem com facilidade acrescentar e picar legumes. Regra geral os temperos ou os molhos sobrepõem-se ao sabor dos vegetais e é uma óptima forma de os disfarçar.
Ana Gomes