A Ana Gomes está com o Wi-Fi da RFM à quinta feira para te dar dicas de life style, nutrição e moda.
Sabe aqui do que é que ela fala esta semana.
Depois do fenómeno Marie Kondo toda a nossa percepção sobre arrumação e organização foi alterada.
O impacto foi de tal forma surpreendente que se criou uma escola associada ao método e houve pessoas que mudaram radicalmente as suas vidas. Claro que o conceito de arrumação não se desenvolveu só a partir desse momento, mas será impossível não analisar uma alteração na forma como este tipo de tarefas passou a ser mais do que algo quotidiano : há orgulho e prazer em mostrar como se organizam divisões ou casas inteiras.
Existem comunidades na internet, vídeos de motivação no youtube e até fichas de limpeza do lar em 21 dias.
Este tipo de conceito e de identidade visual é perfeita para pessoas desorganizadas que precisam de ser orientadas ou para perfeccionistas que gostam de visualizar tarefas concluídas.
Hoje partilho convosco 5 dicas diárias que ocupam menos de 15 minutos e que podem fazer a diferença no dia-a-dia.
5 - Lavar a loiça no final da refeição.
Ou pelo menos antes do dia acabar! Muitas vezes temos alguma preguiça, estamos cansados ou sem grande vontade. Mas mesmo que não passe por lavar à mão, devemos colocar a loiça na máquina imediatamente. Não só é mais fácil de lavar... como fazer um pouco de cada vez é mais simples do que deixar acumular.
4 - Guardar a roupa diariamente.
Quando chegamos a casa ao final do dia há sempre uma cadeira ou algum objecto onde depositamos o casaco, as calças enxovalhadas ou a camisola. Se as arrumarmos de imediato não é a casa ficará naturalmente mais organizada como não iremos acumular roupa no mesmo local.
3 - Deixar a casa de banho limpa e arrumada.
Se quando sairmos de casa deixarmos as divisões minimamente organizadas, chegaremos a uma casa limpar e arrumada. Isso dá-nos instantaneamente melhor humor.
2 - Verificar o que não está em bom estado.
Ter um dia por semana para cada divisão - por exemplo - e dedicar alguns minutos a perceber o que tem de ser reparado, melhorado ou organizado. Fazer o mesmo com regularidade ao frigorífico e despensa, como forma de reduzir o desperdício alimentar e de gerir de forma eficiente as refeições.
1 - Rentabilizar os tempos de espera.
Sabem aquela visita inesperada? Aquela pessoa que liga e vai aparecer em nossa casa dentro de alguns minutos e magicamente fazemos parecer tudo um pouco mais organizado? Imaginem dedicar essa energia de organização para todos os tempos de espera que existem durante o dia : a água a ferver para o chá, a massa a cozer, a reunião que se atrasou. Tempo é poder! :)
Ana Gomes