Há muito tempo que não vais assistir a uma peça de teatro ou a um espetáculo? Mesmo com todas as medidas de segurança e higiene a serem cumpridas? Apesar do número de casos de Covid-19 em Portugal estar a aumentar, assistir e contribuir para a nossa cultura “é seguro”.

É isso mesmo que a Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) quer transmitir com a nova campanha que lançou, esta quinta-feira. Com o título “A Cultura é Segura”, esta nova campanha pretende sensibilizar as pessoas para a segurança dos espaços culturais, em tempos de pandemia. Para além disso, o objetivo é também mostrar que se pode confiar na cultura e apoiar os profissionais portugueses.



Apesar de algum receio que se possa sentir, a vontade de rir, chorar, cantar, dançar e sentir novas sensações ou experiências deve prevalecer, já que todas as medidas de segurança e higiene estão a ser cumpridas nos espaços culturais.


"O setor orgulha-se de cumprir com o máximo rigor todas as regras estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e, dessa forma, tem provado que é possível manter a atividade e a segurança de todos, dentro do atual quadro em que vivemos" refere a APEFE.


Desde o dia 1 de junho, data a partir da qual as salas de espetáculo puderam reabrir, no âmbito do 'Plano de Desconfinamento' do Governo, "já se realizaram mais de 12 mil atividades culturais e não existe registo de um qualquer procedimento menos adequado", de acordo com a Associação de Promotores de Espetáculos.


“Com regras e cuidados especiais, os espaços culturais são seguros. Graças ao voto de confiança que o público tem dado, foi e continuará a ser possível proporcionar a experiência única que são as formas culturais ao vivo” lê-se em comunicado da mesma associação.


A campanha #ACULTURAÉSEGURA tem sido amplamente partilhada por várias figuras públicas de diferentes áreas, como é o caso de Sérgio Godinho, o mágico Luís de Matos, os Anjos, entre outros.



É verdade que temos de estar alerta e muito atentos! Porém, os espetáculos e os profissionais portugueses precisam também da nossa presença e do nosso contributo. Vamos apoiá-los!