É uma decisão difícil de tomar e que gera muita controvérsia e divide opiniões. Mas, numa altura em que os casos de Covid-19 não param de aumentar em Portugal, muitos portugueses querem vê-la aplicada.


Este é o resultado de uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF, que conclui que 81% dos inquiridos defende o recolher obrigatório enquanto que 19% se opõe a essa medida. Em mais de 694 entrevistas, que foram realizadas entre os dias 22 a 26 de setembro, os portugueses manifestaram-se sobre as medidas para controlar a pandemia no país e o recolher obrigatório é uma delas.



Em vários países, esta é uma medida que tem sido colocada em prática e muitos portugueses confessam que também a esperam por cá. No entanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admite essa possibilidade só se houver “um agravamento brutal da situação”.


Por outro lado, aqueles que defendem um confinamento estão em minoria (39%). Um fecho generalizado do país igual àquele que se viveu na primeira vaga da pandemia é maior apenas entre os inquiridos com 65 ou mais anos (61%). Já os mais jovens, entre os 18 e os 34 anos, afirmam que esperam também um novo confinamento.


Nesta segunda vaga da pandemia em Portugal, a maioria dos portugueses confessa que a perceção de risco de contágio aumentou. As festas, os grandes ajuntamentos, tal como aconteceu no Grande Prémio de Portugal da Fórmula 1 ou na Nazaré, e os transportes públicos são os locais apontados como os de “maior risco”, ao mesmo tempo que os hospitais, os cafés, os restaurantes e as lojas registam uma descida na perceção de risco da população inquirida.


Face ao aumento muito acentuado do número de infeções por Covid-19, o primeiro-ministro, António Costa, convocou um Conselho de Ministros extraordinário, para este sábado, e já revelou que vão ser tomadas novas medidas para conter o contágio.