Este é um tema controverso, com alguns estereótipos à mistura. A verdade é que há muito que se diz que as mulheres não são as mais dotadas a conduzir.


Mas será isto uma questão de género?



Um estudo garante que isto não passa de uma ideia pré-concebida. O site de comparação de preços Confused analisou as coimas atribuídas em Inglaterra e no País de Gales, em 2018, e concluiu que, das 539 mil pessoas condenadas por violar a lei, 79% eram do sexo masculino.


Em relação a penalizações de alta velocidade, apenas 7% eram mulheres, enquanto que quase um quarto eram homens. Quanto à presença de álcool no sangue durante a condução, o estudo também apresentou que o sexo masculino era cinco vezes mais propenso a conduzir embriagado do que o feminino.


O estudo sugere ainda que é mais provável ser um homem a ter maus hábitos na estrada: 23% dos homens confessam não fazer pisca quando mudam de faixa, contra 17% das mulheres.

Estes dados permitem-nos concluir que, mais do que uma questão de género, conduzir bem ou mal está relacionado com a destreza e com a concentração de cada um.