Um trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação. Esta é a definição geral de um trava-línguas, mas há muito mais do que isso. Entre muitos “rr” ou “ff”, os trava-línguas têm uma dificuldade acrescida em serem pronunciados de forma rápida.


No Dia Internacional do Trava-Línguas, celebrado a 14 de novembro, desafiamos-te a experimentar vários exemplos para melhorares a enunciação, impressionar os amigos e a tua família e divertires-te ao mesmo tempo.


Mas, antes disso, sabes a origem deste dia?


Tudo começou com Pierre Poivre, um horticultor francês, que, em 1760, se tornou o Intendente de um departamento ultramarino francês no Oceano Índico, localizado a leste de Madagáscar. Rapidamente, construiu um jardim nas Maurícias composto por plantas de todas as regiões tropicais. Mas, Pierre Poivre, que, em inglês, é chamado de Peter Piper, ficou conhecido por contrabandear várias especiais, como pimentos, noz-moscada e cravinho, de navios comerciais holandeses.


Num dos seus "roubos", Pierre Poivre conseguiu arrecadar mais de metade de um saco de pimentos. Este roubo, feito sobretudo para o seu jardim de especiarias, ficou conhecido por: “Peter Piper picked a peck of pickled peppers”. E assim nasceu um dos primeiros trava-línguas de sempre e que originou este dia internacional pela dificuldade em dizê-lo!



Agora, sim! Está na hora de seres tu a experimentar alguns trava-línguas. Estás pronto?



  • Num ninho de mafagafos há sete mafagafinhos. Quando a mãe mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos.
  • Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
  • A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
  • O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.
  • Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
  • Esta casa está ladrilhada, quem a desenladrilhará? O desenladrilhador. O desenladrilhador que a desenladrilhar, bom desenladrilhador será!
  • Um limão, mil limões, um milhão de limões.
  • Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.
  • Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
  • Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolandia?

O Dia Internacional do Trava-Línguas é celebrado anualmente no segundo domingo de novembro. Neste dia, usufrui destes trava-línguas e desafia quem está à tua volta a fazer o mesmo!