Os fins de semana de 14, 15, 21 e 22 de novembro estão cada vez mais perto e trazem com eles novas medidas de restrição para travar o contágio de Covid-19 no nosso país.


Nesses fins de semana, os cidadãos dos 121 concelhos de risco vão ter de se resguardar em casa a partir da 13h e até às 5h da manhã do dia seguinte.


Apesar do recolher obrigatório permitir a ida aos supermercados, mercearias e farmácias, há quem já antecipe as suas compras e também a afluência das pessoas.


É o caso dos supermercados do Pingo Doce, em que algumas lojas vão abrir às 6h30 da manhã nesses dias. Esta é uma decisão que pretende responder às limitações impostas pelo governo e evitar também a concentração das pessoas durante o período da manhã.


“Tendo em conta também a possibilidade de haver restrições adicionais à circulação entre concelhos, o Pingo Doce vai abrir a maioria das suas lojas às 6h30 e encerrar às 22 horas, procurando assim contribuir para evitar a concentração de pessoas nas lojas no período da manhã” explicou fonte do Pingo Doce ao Jornal de Negócios.



O grupo Jerónimo Martins só vai alterar os horários nos fins de semana com restrições de limitação, e ainda não se sabe se as outras cadeias de supermercado vão fazer o mesmo.


Para além de aproveitares para ir ao supermercado mais cedo (ou até com mais antecedência), fica também a saber que podes aproveitar a manhã de sábado e domingo para visitar vários museus, monumentos ou palácios nacionais de forma gratuita.


Os horários de abertura dos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais, que estão inseridos nesta iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural, aos fins de semana, passa a ser entre as 10h e as 13h, sendo que a última entrada tem como hora limite as 12h30.



Já outras lojas e empresas, estão a optar por estar de portas abertas só durante a manhã no fim de semana. O Ikea anunciou que só vai receber visitantes entre as 10h e as 13h e o Freeport, em Alcochete, segue-lhe os passos, já que vai abrir às 10h e fechar às 12h45.



Lembra-te que o objetivo destas recentes medidas de restrição é resguardar ao máximo a população portuguesa, pelo que sai de casa só se for mesmo necessário. Se for esse o caso, podes querer apontar já os vários horários que vão estar a vigor nestes fins de semana!