Para muitas famílias, a véspera de Natal só está completa com a Missa do Galo, que acontece perto da meia-noite do dia 24 de dezembro, em várias zonas do país e com a missa de dia de Natal, no dia 25 de dezembro. Mas, tal como tem acontecido com tantos outros eventos ao longo deste ano, estas cerimónias podem também ser canceladas.



O aumento acentuado de novos casos de Covid-19 no nosso país está a levar a Conferência Episcopal Portuguesa a admitir a hipótese da suspensão da Missa do Galo e da missa de dia de Natal.


"Se for necessário, para defender a vida, vamos fazê-lo. Não brincamos com a saúde das pessoas. Iremos resolver os problemas com os mesmos princípios, com as mesmas preocupações, mas também com o mesmo sentido de equilíbrio, para não morrermos nem do vírus nem da sua cura” disse D. José Ornelas, bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa à Lusa.


Para a Conferência Episcopal Portuguesa, ainda é cedo para tomar decisões, pelo que os próximos dias vão ser importantes para se tomar “as orientações necessárias”.


No entanto, o bispo de Setúbal deixa o aviso de que é preciso alguma contenção e cuidados nas celebrações natalícias.


"Se for necessário contenção, vamos ter a contenção para que haja outros Natais em que se possa celebrar. Para que os nossos avós cheguem ao próximo Natal, se calhar é necessário que neste Natal não estejamos juntos” disse.


Assim, é importante que os encontros familiares sejam, agora, reduzidos para que o Natal possa estar assegurado. Para além disso, o bispo de Setúbal explica ainda que existem sempre várias alternativas para passar esta altura do ano com aqueles de que mais gostas, já que, com apenas um clique, podes ver e ouvir alguém do outro lado de um ecrã. No entanto, bem sabemos que não é a mesma coisa!