Pode não haver Missa do Galo presencial, este Natal

A CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA ASSUME QUE A MISSA DO GALO PODE NÃO ACONTECER, ESTE ANO, MAS AINDA É CEDO PARA TOMAR UMA DECISÃO

Madalena Costa


Para muitas famílias, a véspera de Natal só está completa com a Missa do Galo, que acontece perto da meia-noite do dia 24 de dezembro, em várias zonas do país e com a missa de dia de Natal, no dia 25 de dezembro. Mas, tal como tem acontecido com tantos outros eventos ao longo deste ano, estas cerimónias podem também ser canceladas.



O aumento acentuado de novos casos de Covid-19 no nosso país está a levar a Conferência Episcopal Portuguesa a admitir a hipótese da suspensão da Missa do Galo e da missa de dia de Natal.


"Se for necessário, para defender a vida, vamos fazê-lo. Não brincamos com a saúde das pessoas. Iremos resolver os problemas com os mesmos princípios, com as mesmas preocupações, mas também com o mesmo sentido de equilíbrio, para não morrermos nem do vírus nem da sua cura” disse D. José Ornelas, bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa à Lusa.


Para a Conferência Episcopal Portuguesa, ainda é cedo para tomar decisões, pelo que os próximos dias vão ser importantes para se tomar “as orientações necessárias”.


No entanto, o bispo de Setúbal deixa o aviso de que é preciso alguma contenção e cuidados nas celebrações natalícias.


"Se for necessário contenção, vamos ter a contenção para que haja outros Natais em que se possa celebrar. Para que os nossos avós cheguem ao próximo Natal, se calhar é necessário que neste Natal não estejamos juntos” disse.


Assim, é importante que os encontros familiares sejam, agora, reduzidos para que o Natal possa estar assegurado. Para além disso, o bispo de Setúbal explica ainda que existem sempre várias alternativas para passar esta altura do ano com aqueles de que mais gostas, já que, com apenas um clique, podes ver e ouvir alguém do outro lado de um ecrã. No entanto, bem sabemos que não é a mesma coisa!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Seleção de Sub-21 apura-se par...Seleção de Sub-21 apura-se para o campeonato europeuOS PORTUGUESES GEDSON FERNANDES E DIOGO QUEIRÓS GARANTIRAM A VITÓRIA DE PORTUGAL E O APURAMENTO PARA O CAMPEONATO DA EUROPA DE SUB-21maisHarry Styles é o primeiro home...Harry Styles é o primeiro homem a aparecer sozinho na capa da VogueHARRY STYLES, DE 26 ANOS, É O PROTAGONISTA DA CAPA DA REVISTA VOGUE, EDIÇÃO AMERICANA, E SÓ POR ISSO FEZ HISTÓRIAmaisVídeo de atores portugueses so...Vídeo de atores portugueses sobre a quarentena está mais atual do que nuncaDURANTE OS MESES DE CONFINAMENTO GERAL, VÁRIOS ATORES PORTUGUESES DERAM VOZ A UM VÍDEO QUE REPRESENTA OS TEMPOS DIFÍCEIS QUE AINDA VIVEMOSmaisLewis Hamilton chora ao tornar...Lewis Hamilton chora ao tornar-se heptacampeão mundialO PILOTO BRITÂNICO VENCEU O GRANDE PRÉMIO DA TURQUIA E CONQUISTOU O SEXTO TÍTULO CONSECUTIVO E O SÉTIMO DA SUA CARREIRAmaisDonald Trump tem nova aparênci...Donald Trump tem nova aparência e as redes sociais reagiramNUMA DECLARAÇÃO PÚBLICA, DONALD TRUMP SURGIU COM UMA NOVA COR DE CABELO E A INTERNET JÁ REAGIUmaisRecolher obrigatório provoca c...Recolher obrigatório provoca confrontos entre manifestantes e políciaMILHARES DE MANIFESTANTES REUNIRAM-SE NA AVENIDA DOS ALIADOS PARA PROTESTAR CONTRA O FECHO DOS RESTAURANTES NOS PRÓXIMOS DOIS FINS DE SEMANAmaisA língua gestual não é univers...A língua gestual não é universal e a que é falada em Portugal tem origem suecaESTE DOMINGO, 15 DE NOVEMBRO, CELEBRA-SE O DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESAmaisLjubomir Stanisic troca a cozi...Ljubomir Stanisic troca a cozinha pela ficção da SICLJUBOMIR STANISIC NÃO TEM MÃOS A MEDIR COM OS VÁRIOS PROJETOS NA SIC. PARA ALÉM DE UM PROGRAMA DE COZINHA, O CHEF ACEITOU O CONVITE PARA SER ATORmaisNo mundo das princesas também ...No mundo das princesas também há estereótipos e elas querem quebrá-losA BELEZA PODE TER DIFERENTES TAMANHOS E FORMAS E PARA A VERMOS PRECISAMOS DE ABRIR A MENTE E QUEBRAR ESTEREÓTIPOSmais
Top